Fórum Eleitoral atenderá eleitores em horário especial no final de semana

Eleitores poderão fazer cadastramento biométrico nos dias 23 e 24 de novembro, das 09h00 às 17h00. Por: Antonello Nadal

Eleitores poderão fazer cadastramento biométrico nos dias 23 e 24 de novembro, das 09h00 às 17h00

Fonte: Antonello Nadal

O Fórum Eleitoral do município de Ivaiporã atenderá a população dos quatro municípios que compõe a 93ª Zona Eleitoral de Ivaiporã, em regime de plantão das 09h00 às 17h00, no sábado, 23 de novembro e no domingo, dia 24.

O funcionamento em horário especial visa oportunizar ao eleitor que, por ventura, não está conseguindo regularizar a situação durante os dias de semana, possa fazer o cadastramento biométrico. Além de Ivaiporã, o Fórum Eleitoral atende ainda eleitores de Arapuã, Jardim Alegre e Lidianópolis.

O prazo para a revisão biométrica obrigatória, inclusive para eleitores que têm o voto facultativo, termina na sexta-feira, 29 de novembro. O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e ficará com o CPF bloqueado, suspensão de benefícios sociais, impossibilidade de obtenção de passaporte internacional, impossibilidade de ingressar em instituições de ensino superior, impossibilidade de obtenção de diploma de conclusão de nível superior e impossibilidade de contratar com o serviço público.

O chefe do cartório eleitoral, Rafael Paschoal, informou que até essa semana, 10.211 dos 41.263 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2020 ainda não compareceram para realizar a biometria. “O plantão no sábado e domingo é uma oportunidade única para que o eleitor faça a revisão biométrica e não tenha o título cancelado”, frisou.

Por outro lado, Rafael Paschoal ressaltou que o volume de atendimento aumentou nos últimos dias, com média de 200 por dia. “Oriento que façam o agendamento para serem atendidos com comodidade e que não deixem para a última hora, porque pode haver alguma pendência que não dê tempo de regularizar e evita filas”, reforçou.

Dos municípios da Comarca, Arapuã já cadastrou 78% dos eleitores (restam 558); Lidianópolis 71% (restam 815); Jardim Alegre também 71% (restam 2.204); e a situação mais preocupante é de Ivaiporã, que coletou as digitais de 63% do eleitorado (restando 6.634 eleitores).

Para o cadastramento, o eleitor deve estar munido do título de eleitor, comprovante de residência recente e um documento oficial com foto, sendo que todos devem ser originais.

O eleitor que quiser pode realizar o agendamento prévio do atendimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). No horário e dia indicado, é obrigatório o comparecimento no fórum eleitoral, que fica na Avenida Itália, ao lado do Campus da UEM.

Comentários