Curso de Direito da Univale firma Acordo de Cooperação com a Justiça Federal

Lucidalva Maiostre coordenadora do Emajuri e Silvana Cristina Cruz e Melo coordenadora do curso de Direito

Lucidalva Maiostre coordenadora do Emajuri e Silvana Cristina Cruz e Melo coordenadora do curso de Direito

Em 5 de novembro de 2019, as Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale) firmou Acordo de Cooperação com Justiça Federal da 4ª região, visando oferecer aos seus alunos a melhor e mais integral formação jurídica, além de contribuir com o Poder Judiciário e levar acesso à Justiça para população carente.

O objetivo do acordo firmado é o de desenvolver atividade social e profissional, proporcionando experiências práticas que possibilitem a complementação do processo de formação profissional do acadêmico do curso de direito. Com a sua assinatura e implementação, os alunos do curso de direito da Univale passam a ter contato com as causas cíveis, previdenciárias e de execução fiscal, exclusivamente para os casos de cidadãos hipossuficientes encaminhados pela Justiça Federal e para o público em geral, quanto às matérias afetas ao Juizado Especial Federal, exceto as de natureza criminal.

Isso ampliará a visão e o conhecimento jurídico dos alunos que poderão, posteriormente, utilizá-los em sua vida profissional.

O Escritório Modelo de Assuntos Jurídicos – EMAJURI – é o órgão encarregado de supervisionar as atividades de estágio dos alunos do curso de graduação em Direito. As atividades de estágio que nele são realizadas proporcionam ao estudante de direito à participação em situações reais de vida e trabalho, vinculadas à sua área de formação, bem como a análise crítica das mesmas.

Tais atividades obedecem à legislação em vigor e incluem visitas orientadas, atividades simuladas das práticas profissionais dos diversos operadores jurídicos, abrangendo atividades forenses e não forenses das várias áreas do Direito; atividades jurídicas reais forenses e não forenses desenvolvidas junto ao EMAJURI, por meio de plantões semanais, bem como, participação nas ações externas que são realizadas por meio de participação em projetos desenvolvidos pelo curso de Direito de forma singular ou em parceria.

O estágio desenvolvido no Emajuri tem como objetivos: oferecer ao acadêmico um campo de experiências e conhecimento a fim de possibilitar a articulação da teoria e prática, valorizando tanto a pesquisa individual como coletiva; desenvolver habilidades, hábitos e atitudes pertinentes e necessárias para aquisição das competências profissionais; oferecer atividades acadêmicas com vistas ao aprimoramento do aluno; fomentar o interesse pela pesquisa e pela atuação na área específica; e oferecer à comunidade carente local serviços jurídicos que possam contribuir com a melhora na qualidade de vida das pessoas atendidas.

Desde que foi fundado, em 2006, o Escritório Modelo de Assuntos Jurídicos atende a população carente, oferecendo-lhe atendimento jurídico até agora nas causas de competência da Justiça Estadual e, agora também, naquelas de competência da Justiça Federal e dos Juizados Especiais Federais.

Comentários