Rota das Capelas acontecerá em Lunardelli

Capelas do interior serão visitadas pelos caminhantes no sábado, dia 23

Capelas do interior serão visitadas pelos caminhantes no sábado, dia 23

A Prefeitura de Lunardelli realiza no sábado, dia 23 de novembro, a primeira Caminhada Rota das Capelas. A ação, que é organizada pela Secretaria Municipal de Turismo de Lunardelli, tem um percurso de 16 quilômetros e passará por 5 locais religiosos, que têm relação com a história de 40 anos do município. A saída acontece por volta das 6h30, na capela de Santa Rita de Cássia, na sede do município, e passa pela Gruta Nossa Senhora Aparecida e capelas Cristo Rei, São José, Santa Ana e finaliza na capela Nossa Senhora de Fátima, na comunidade de Madalena.

O café da manhã, por adesão, será servido no Recanto Serra Azul, ao custo de R$ 10 por pessoa e o almoço também será por adesão, no sítio Santo Onofre, e terá como principal prato a leitoa recheada, ao custo de R$ 25.

Segundo o diretor municipal de Turismo, Francisco Izidoro, a realização dessa rota vem sendo planejada há vários meses e a ideia é justamente desenvolver um projeto que possibilite levar os turistas, que atualmente visitam apenas o santuário de Santa Rita de Cássia, para outros locais que misturem o turismo religioso com o turismo rural. “Temos, hoje, na área rural de Lunardelli, um excelente projeto de desenvolvimento de agroindústrias, que é apoiado pela Emater, e consegue desenvolver o turismo rural”, ressalta.

Para ele, a ideia é também descentralizar o turismo da área central da cidade e levar para o interior e mostrar as belezas do município.

O diretor de Turismo relata que essas capelas foram fundadas por agricultores e ainda carregam essas características. Ele acredita que o desenvolvimento dessa rota vai ajudar o município a conservar melhor a importância histórica dessas capelas. “Várias delas precisam ser preservadas e queremos, com essa rota, trabalhar a consciência da preservação cultural e da história desses locais, que representam muito essa região”, comenta Francisco Izidoro.

Para o prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, esse projeto está há bastante tempo em debate, nascendo com a ideia de incentivar a agricultura familiar e adesão ao turismo rural. “Acredito que temos bastante espaço para desenvolver e estruturar esse projeto de criar alternativas junto ao nosso meio rural”, disse o prefeito.

Comentários