Acisi completará 50 anos de história

A construção do prédio de 5 andares, localizado na Avenida Paraná, teve início em 13 de agosto de 1999

A construção do prédio de 5 andares, localizado na Avenida Paraná, teve início em 13 de agosto de 1999

Imagem da notícia.

Voltando ao túnel do tempo, no dia 27 de maio de 1970, alguns empresários arrojados se reuniram para criar a Acii – Associação Comercial e Industrial de Ivaiporã. O primeiro presidente eleito foi o contabilista Elias Ribeiro Dib. E alguns nomes bem conhecidos assumiram a diretoria: Enéas Ludgero da Silva (chefe da Receita Federal), Alcides Quinato, Moisés Miguel Gil Fernandes, Aparício Cardoso Bittencourt, João Marques. E também no conselho fiscal foram eleitos, entre outros: Ladislao Gil Fernandes, Celso Makita, ambos empresários em ascensão.

O mandato de Elias Ribeiro Dib durou de 1970 a 1975, quando foi eleito presidente da ACII Raul Batistão, cujo mandato durou até 1979. Uma nova diretoria foi eleita, tendo como presidente o professor Cliceu Antunes Pereira que, ainda hoje, mantém contato com a Acisi. O mandato desta vez foi curto e teve início os mandatos regulares de 2 anos.

Mauro Merigue é presidente pela 6ª vez na história da associação

Mauro Merigue é presidente pela 6ª vez na história da associação

Mauro Merigue, o presidente que mais ocupou o cargo na história da associação (6 vezes) iniciou seu primeiro mandato em 1982 até 1984. “Ingressei na diretoria da associação em 1978. Estou no meu 6º mandato e, ao longo desses 50 anos, ajudei a Acisi crescer e, consequentemente, no desenvolvimento do comércio de Ivaiporã, atendendo todos os setores, somando forças com outras entidades, como a Cacinor e Faciap, visando promover conquistas para os comerciantes. Temos uma das melhores associações comerciais do Paraná em termos de estrutura”, frisou Mauro Merigue, lembrando que a Acisi conta com aproximadamente 270 associados.

Em 1991 assumiu o cargo de presidente da ACII, João Bento de Almeida, João da Bentex, que iria cravar seu nome na história, como um dos responsáveis pela construção da sede da ACISI. Mesmo não tendo iniciado o prédio, foi João da Bentex que conseguiu com o governador Roberto Requião autorização para permutar o terreno onde está localizado o prédio por outro doado pelo município. Assim, de posse de um terreno muito bem localizado, os sucessores de João da Bentex foram, com muitos sacrifícios, levantando pouco a pouco o prédio.

Antonio Manuel Marques Ferreira, o Toninho Azambuja, foi eleito 4 vezes presidente e, em seu segundo mandato, no ano de 1999, fez a terraplanagem do terreno e começou a construir o primeiro andar do prédio. No ano 2000, assumiu a presidência José Carlos Ferreti, que construiu o segundo andar. E teve continuidade com Mauro Merigue e, novamente, Toninho Azambuja.

Em 2010 assumiu a presidência da Acisi, Miguel Roberto do Amaral, atual prefeito de Ivaiporã. Tendo como meta concluir a construção da sede, Miguel foi reeleito para o segundo mandato de 2012 a 2014. E, nesses quatro anos, conseguiu concluir a construção do prédio da Acisi, inaugurado no dia 15 de abril de 2014.

A construção da sede da Acisi, é, sem dúvida, um capítulo à parte na história da associação. Trata-se de um edifício muito bonito, bem localizado e considerado como a melhor sede própria entre as associações comerciais do Paraná.

Os presidentes começaram a se preocupar, ao longo da história, com a melhoria de qualidade do comércio como um todo, desde a estética exterior e interior, bom atendimento, instalações modernas e confortáveis. Para isso, houve inúmeras palestras e cursos de capacitação.

As mulheres começaram a participar da diretoria da Acisi no segundo mandato de Miguel Roberto do Amaral, em 2012. E o sucessor, Huilliam Cesar Melo da Costa, criou a Acisi Mulher, passando a associação a ter uma representatividade feminina muito intensa e com bons resultados.

Outro braço da Acisi é o Codesi – Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã, que planeja ações de desenvolvimento do município até 2030. O Codesi esteve presente em grandes conquistas do município nos últimos anos, tais como: a criação do campus da Universidade Estadual de Maringá – UEM; a construção do Hospital Regional, que deverá ser inaugurado em 2020; e a implementação do parque industrial.

Na comemoração dos 50 anos de fundação, a Acisi está preparando, por meio do escritor Jacob Bittencourt de Moraes, um livro que conta em detalhes todas essas conquistas. E vai buscar a história de empresários que chegaram em Ivaiporã desde 1959 e se instalaram com muito trabalho e coragem, para enfrentar os grandes desafios. Conta também a chegada de novos empresários, somando esforços e fortalecendo a Acisi para juntos comemorarem 50 anos de muita luta. “Queremos trazer os fundadores que contribuiram com a história da associação”, contou Mauro Merigue.

Comentários