“Ivaiporã Country Club fez parte da infância de muitos ivaiporãenses”

Imagem da notícia.

No dia 31 de agosto de 1965, sob a presidência do Dr. José Augusto de Souza, na sede social do clube, realizou-se a primeira ordinária do Conselho Executivo do Ivaiporã Country Club, com a leitura da ata da última reunião da diretoria do Centro Esportivo e Social de Ivaiporã (CESI), que após ser discutida foi aprovada. O presidente do CESI comunicou que a sede social do clube havia sido cedida, no dia 25 daquele mês, ao associado senhor João Rodrigues, cumprindo disposição estatutária, onde foi deliberada a marcação para 23 de setembro de 1965, a assembleia geral ordinária de eleição dos novos diretores, que regeriam os destinos da agremiação pelo espaço de 1 ano. O vice-presidente Mário Carvalho Gomes foi encarregado de providenciar a confecção dos diplomas para os novos diretores, bem como para a última diretoria do CESI.

Humberto Zanetti mostra ata da 1ª reunião do Conselho Executivo do Ivaiporã Country Club

Humberto Zanetti mostra ata da 1ª reunião do Conselho Executivo do Ivaiporã Country Club

O 1º secretário da época, Humberto Simon Zanetti, recordou que o CESI foi uma doação da Sociedade Territorial Ubá, colonizadora da cidade, para que os moradores tivessem um clube social e esportivo para a prática do lazer. Posteriormente, foi doada para a constituição do Ivaiporã Country Club, com a primeira diretoria sendo formada por Sidney Cifone, Mário Carvalho Gomes, Humberto Zanetti, Irineu Tersariol, entre outros.

“Desde o começo, havia uma quadra poliesportiva cimentada, onde hoje existe o ginásio Luizão, e todo esse patrimônio foi repassado pela Sociedade Territorial Ubá para o Ivaiporã Country Club”, relembrou Zanetti, que fez parte da diretoria por várias gestões do clube.

Imagem da notícia.

Ao longo dos anos, Zanetti lembrou que o clube passou por muitas transformações estruturais, pois nos primeiros anos, além da quadra poliesportiva, havia um pequeno salão de eventos. Foram construídos poço artesiano, piscina, Ginásio de Esportes Luizão, pelo então presidente Luiz Onival Bolognini, por meio de vendas de títulos de sócios remidos, de onde foram arrecadados os recursos para a principal obra existente no clube social, que tem mais de 50 anos.

“Na juventude, somos entusiastas e, nesse sentido, eu que sempre gostei bastante da parte social e esportiva me sinto realizado de ver que meus filhos usufruíram daquilo que colaborei para que se materializasse. Meus filhos aprenderam a nadar na piscina do Ivaiporã Country Clube e isso é gratificante, porque se trata de um clube que fez parte da infância das pessoas com mais de 40 anos”, citou.

A fundação do CESI aconteceu em 25 de maio de 1958, conforme informou o sócio benemérito do Ivaiporã Country Club, Carlos Roberto Andrade (Butiázinho), que divide a honraria com o ex-presidente Saustre Lino, já falecido. “Era o ponto de encontro dos moradores que aqui chegavam e dos trabalhadores da Companhia Ubá, que formavam o quadro de associados da entidade”, pontuou.

Entre os empregados da companhia estavam Nivaldo Goes, Odilon Andrade, Maneco Rocha, Otavio Machado dos Santos, João Maria Rocha e Tristão Quitito, todos pioneiros do município, que na época era denominado Sapecado.

Butiázinho afirmou que, na gestão dele, foi construído o bar e iniciou a sauna, completando a parte social, que já tinha o salão, onde eram realizados os bailes e os carnavais da entidade. Segundo ele, o clube chegou a ter 950 sócios remidos, que colaboraram na melhoria estrutural do clube.

Carlos Roberto Andrade apresenta título de sócio benemérito do clube

Carlos Roberto Andrade apresenta título de sócio benemérito do clube

Andrade relembrou que, na década de 70, existiam grandes times de futsal como Coperdente e Ivaicar, e o Ivaiporã Country Club, como tinha uma equipe forte em diversas modalidades, idealizou a disputa dos Jogos Abertos de Ivaiporã, que contou com ajuda dos professores de Educação Física, Paulinho, Jaime Sacco e Ione Muchiuti, originando os Jogos Abertos do Vale do Ivaí. Na 1ª edição do JAI, o ICC sagrou-se campeão da modalidade de natação, com os nadadores Divonsir Martos e Fernando Firmino.

Por volta de 1978, Andrade assumiu a presidência do clube em uma das votações mais expressivas da entidade, com o comparecimento de 600 sócios. Também ocupou outros cargos de diretoria ao longo dos anos. “Enquanto fui diretor, cheguei a fazer 54 promoções em parceria com outras entidades, e isso fazia o clube forte”, referiu.

Atualmente, o Ivaiporã Country Club é comandado pelo presidente Clóvis dos Santos e vice-presidente Osmar Simões.

Imagem da notícia.
Imagem da notícia.
Imagem da notícia.

Comentários