Rotary Club Ivaiporã tem 52 anos de história

Costelada é uma das principais promoções sociais do clube

Costelada é uma das principais promoções sociais do clube

Em 20 de novembro de 2019, o Rotary Club de Ivaiporã completará 52 anos de sua fundação, quando o Rotary Internacional reconheceu oficialmente, lá atrás, bem longe no tempo, no remoto dia 12 de novembro de 1967, embora tenha sido instalado no dia 25 de abril de 1967.

Na galeria de presidentes consta que Ladislao foi presidente em 1969, e a instalação do clube ocorreu no ano de 1967. No entanto, Sideney Ciffoni foi o responsável por viabilizar a fundação do Rotary em Ivaiporã e foi também o primeiro presidente do clube, conforme comprova documento emitido pelo Rotary Club de Apucarana, padrinho do Rotary de Ivaiporã. O ex-prefeito Manoel Fernandes Silva e o advogado Valdomiro Vaz Ribeiro também integravam a diretoria e o conselho como sócios fundadores.

A reunião festiva que marcou a instalação do Rotary Club de Ivaiporã, no dia 24 de abril de 1967, recebeu o presidente do Rotary de Apucarana, João Silva Lopes, e Jules Gineste Salomon, representante especial do Governador do Distrito 463. Além deles, estavam presentes outros rotarianos: Raimundo Soares Almeida, 2º secretário do Rotary Club de Apucarana, e Miyoji Kogure, que fez a palestra inaugural do novo clube, abordando os seguintes temas: definições gerais sobre o Rotary Club no mundo todo e as bases da instituição reafirmando “respeito, organização, trabalho, amizade, renúncia e ideal”. E o lema nuclear do Rotary: “dar de si antes de pensar em si”.

Imagem da notícia.

A partir daí o Rotary Club de Ivaiporã começou a andar sozinho e pouco a pouco se consolidar. Novos companheiros como João Marques, empresário no setor de materiais de construção; Manoel Teodoro Rocha, cartorário, pioneiro em Ivaiporã e primeiro prefeito do município; o professor Cezar Daniel Milléo; o gerente do Banco do Brasil, Elizeu Ravelli.

Esses sócios mais antigos enfrentaram dificuldades enormes como a falta de uma sede para realizar as reuniões semanais. Reuniam-se em hotéis da cidade, num tempo em que o próprio deslocamento pela cidade era complicado, nos dias de chuva o barro era um obstáculo para os novos moradores de Ivaiporã, que em certos pontos da cidade tinham que colocar corrente nos pneus dos carros para não ficar encalhados pelas ruas lamacentas.

Valdeci Pereira é o atual presidente

Valdeci Pereira é o atual presidente

Atualmente, o clube conta com muitos sócios antigos ainda ativos. Cláudio Anici é um dos mais antigos: ingressou no clube em 1º de setembro de 1977. Jaime Sacco, que ingressou no clube em 1º de março de 1977. O médico Seizi Kawano ingressou no Rotary em 01 de abril de 1982, e foi governador do Distrito 4640. Clorivaldo Gatti, que ingressou em 01 de junho de 1992, e Luiz Seixas, sócio desde 30.10.1999, ambos já presidiram o Rotary Club de Ivaiporã. Melvis Muchiuti, ex-prefeito de Ivaiporã, falecido em 2017, tornou–se sócio no dia 1º de janeiro de 1980, foi presidente do Club e ocupou o importante cargo de governador distrital.

Hoje, as reuniões são realizadas na Casa da Amizade, sede do clube, construída no final da década de 70. Em frente à sede, a recente homenagem aos rotarianos Seizi Kawano e Melvis Muchiuti, com o Jardim dos Governadores, rememorando os dois filhos de Ivaiporã que tiveram a oportunidade de governar o Distrito 4640.

Comemoração no aniversário do Rotary Internacional

Comemoração no aniversário do Rotary Internacional

A Associação de Senhoras de Rotarianos de Ivaiporã ganhou uma importância muito grande na história do clube devido ao trabalho intenso que o grupo de mulheres imprimiu ao longo do tempo, principalmente em relação ao Centro de Educação Infantil-CIR, que era denominado simplesmente Creche do Rotary.

O atual presidente do Rotary Ivaiporã, Valdeci Pereira, destacou que é um desafio presidir o clube de serviços, mas ao mesmo tempo gratificante estar à frente de tantos líderes em suas respectivas funções, trabalhando em prol da comunidade, através da Fundação Rotária. O foco da gestão é erradicar totalmente a poliomielite e reforçar o combate ao sarampo. “É um grande desafio liderar um clube com 52 anos de história. Temos uma equipe de trabalho 100% voluntária e engajada para trabalhar em beneficio da sociedade”, comentou Valdeci Pereira.

Clube de serviços incentiva campanha contra poliomielite e apoia iniciativas culturais

Clube de serviços incentiva campanha contra poliomielite e apoia iniciativas culturais

Já o governador do distrito 4640 na gestão 1995/1996, Seizi Kawano, que é rotariano há 37 anos, falou da motivação em ajudar a comunidade local e internacional por meio do Rotary. “Fui indicado para ser governador de distrito e foi uma experiência extraordinária, porque tive contato com governadores do mundo todo. Como governador, incentivei o crescimento dos clubes por meio de projetos que beneficiassem a comunidade e, na minha gestão, o distrito 4640 foi um dos 50 distritos no mundo que mais cresceu e, por isso, recebemos uma premiação especial”, afirmou.

Conforme Kawano, o Rotary é a maior instituição não governamental do mundo, que congrega profissionais do mundo todo com o intuito de fazer o bem para a humanidade, sendo que um dos propósitos é promover a paz mundial.

Inauguração do marco rotário do Rotary Club Ivaiporã

Inauguração do marco rotário do Rotary Club Ivaiporã

Comentários