Ivaiporã comemora 58 anos de emancipação política

Luan Santana realiza show em Ivaiporã comemorando 58 anos de emancipação política

Luan Santana realiza show em Ivaiporã comemorando 58 anos de emancipação política

Nessa terça-feira, dia 19 de novembro, o município de Ivaiporã comemora 58 anos de emancipação política administrativa. Desmembrado de Manoel Ribas em 1961, a cidade tem se consolidado como um importante polo regional com destaque para a saúde, educação, comércio e prestação de serviço, atendendo uma microrregião com mais de 20 municípios, que diretamente buscam em Ivaiporã, produtos e serviços, que atendam as necessidades da população.

Nas décadas de 50 e 60, o município observou um grande crescimento econômico e populacional, em função da prosperidade do café e também pelas terras de excelente qualidade, que eram vendidas pela Companhia Ubá a preços baixos e com excelentes condições de pagamento.

A geada negra de 1975, que destruiu os cafezais em todo o centro e norte do Paraná, acelerou o processo de êxodo rural e estancou o crescimento de toda a região. A falta de políticas de fixação do homem no campo e, principalmente, o incentivo de mudança para as grandes cidades fizeram com que a região sofresse um processo de esvaziamento e que culminou na drástica redução da população.

No entanto, o cenário parece se reverter nos últimos anos, com o retorno do crescimento a cidade e, principalmente, pela quantidade de investimentos que o setor público e a iniciativa privada têm realizado no município.

Miguel Amaral, que é o primeiro prefeito nascido em Ivaiporã, comenta que até o final do seu mandato tem cerca de 37 obras para serem inauguradas e que o objetivo é entregar todas ou, pelo menos, a maioria delas. Entre os maiores investimentos, estão o Hospital Regional de Ivaiporã, que será um marco na melhoria do atendimento de saúde para toda a região central; e a ligação asfáltica do Ouro Verde com a região central, facilitando o acesso de moradores de outros municípios e o escoamento da produção agrícola para Ivaiporã. “Para mim e para minha família é uma honra estar prefeito nesse momento e tenho certeza que estamos buscando fazer uma administração que vai entrar para a história, com obras expressivas e que vão ser muito importantes para o município de Ivaiporã”, cita o prefeito. O prefeito, inclusive, tem praticamente a mesma idade do município, completa 58 anos em fevereiro de 2020.

Para comemorar o aniversário, a prefeitura antecipou o feriado municipal para o dia 18 de novembro, quando ocorrerá o show do cantor Luan Santana. O evento acontecerá na Praça França, quando será entregue a primeira etapa do projeto com a réplica da torre Eiffel.

As atividades no local começam no dia 16 de novembro, com barracas gastronômicas e de bebidas e parque de diversões. Além disso, a Sanepar estará com um ônibus que realiza ações de conscientização sobre o meio ambiente. O evento é realizado em parceria com o Lar dos Idosos Santo Antônio de Ivaiporã.

Ivaiporã festeja 58 anos de emancipação

Ivaiporã festeja 58 anos de emancipação

Comentários