Prova do Enem é realizada em Ivaiporã

Univale recebe maior número de inscritos. Por: Antonello Nadal

Univale recebe maior número de inscritos

Fonte: Antonello Nadal

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizada no domingo, 3 de novembro, em Ivaiporã, onde 1463 candidatos se inscreveram para realizar as provas na Univale (848); Colégio Barbosa Ferraz (358) e Colégio Idália Rocha (257), conforme informou o coordenador municipal do Enem, Clóvis dos Santos.

No primeiro dia, as provas tiveram duração de cinco horas e meia, quando os alunos responderam 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação, que teve como tema a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

De acordo com candidatos ouvidos pelo Paraná Centro, o tema da redação surpreendeu, mas a surpresa não chegou a fazer do Enem 2019 uma prova difícil, porém, trabalhosa e cansativa.

O estudante Eric Ribas Bueno, 18 anos, veio de Grandes Rios, com objetivo de ingressar no curso de medicina veterinária, e disse que ficou apreensivo com o tema da redação. “Fiquei um pouco surpreso, mas acredito que consegui desenvolver bem meu ponto de vista sobre o tema”, afirmou.

Para José Eduardo Garcia Peloso, 16 anos, de Ivaiporã, a prova foi cansativa e com temas bem direcionados, mas estava com nível de dificuldade parecido com o do ano passado. “Não achei uma prova tão difícil, mas é bastante cansativa”, disse o jovem que pretende cursar medicina.

Sabrina Nack, 16 anos

Sabrina Nack, 16 anos

De acordo com a estudante de Manoel Ribas, Sabrina Gabriele Nack, 16 anos, que realizou a prova como treineira e pretende ingressar futuramente no curso superior de Publicidade e Propaganda, a prova foi complexa, mas mais fácil do que ela esperava. “É bem difícil ficar por tantas horas escrevendo, o cansaço bate, mas acredito que consegui interpretar bem as questões e a redação para testar meus conhecimentos, já que estou cursando o 2º ano do ensino médio”, finalizou.

Segundo o coordenador municipal, Clóvis dos Santos, a avaliação do primeiro dia de provas é positiva. “Foi um dos Enems mais tranquilos que trabalhei, correu tudo bem”, ressaltou.

O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado oficial da prova sai em janeiro de 2020.

Segundo o Inep, os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

No próximo domingo, dia 10, o segundo dia do Enem terá cinco horas de duração, quando os candidatos responderão 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.

Com os resultados do exame, os alunos poderão se inscrever em vagas de universidades públicas e privadas, utilizando os programas educacionais com Governo Federal.

José Eduardo Peloso, 16 anos

José Eduardo Peloso, 16 anos

Eric Ribas Bueno, 18 anos

Eric Ribas Bueno, 18 anos

Comentários