Pronas é lançado na Apae de Ivaiporã

Direção da Apae de Ivaiporã apresenta profissionais que trabalharão com Pronas. Por: Antonello Nadal

Direção da Apae de Ivaiporã apresenta profissionais que trabalharão com Pronas

Fonte: Antonello Nadal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ivaiporã – Apae – recebeu a cerimônia de lançamento do projeto Mais Atenção em Saúde, em parceria com a Copel, financiado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), que prevê a ampliação dos atendimentos das especialidades oferecidas no âmbito da reabilitação/habilitação da Apae de Ivaiporã, para pessoas com deficiências em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, serão ampliados por 2 anos os atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e assistência social, além de implementar serviços de nutrição na área de reabilitação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, melhorando a qualidade de vida dessa população.

A cerimônia foi prestigiada presidente da Apae de Ivaiporã, Ângela Guimarães Rosa; representante da 22ª Regional de Saúde, Ana Claudia Vendameto; membros da diretoria da Apae, Izaltina Croceta e Ivete Menha; diretora da Apae de Ivaiporã, Rosangela Santos; e diretora auxiliar, Vera Beltrão; além de professores, funcionários, alunos, equipe técnica do Pronas e SUS da Apae de Ivaiporã.

A presidente da Apae de Ivaiporã, Ângela Rosa, defendeu a importância de programas que deem mais qualidade de vida a pessoa com deficiência. Já a diretora Rosangela Santos afirmou que é grande a satisfação por receber o Pronas, que vai beneficiar tanto os alunos da escola como a comunidade em geral, com atendimentos em diversas áreas da saúde.

O programa é executado pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo incentivar as ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo oncologia e da pessoa com deficiência, e também ampliar a oferta e expandir a prestação de serviços médico assistenciais, apoiar formação, treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis, realizando pesquisas clínicas para que mais recursos sejam destinados ao desenvolvimento de ações de prevenção. Além disso, os recursos também podem ser destinados ao estímulo e ao desenvolvimento de pesquisas, tratamentos, ações e reabilitação da pessoa com deficiência.

A Apae de Ivaiporã, a de Dois Vizinhos e a de Laranjeiras do Sul são as três entidades que tiveram os projetos aprovados em 2018 no Estado do Paraná, com valor estimado em mais de R$274 mil.

De acordo com a assistente social da Apae de Ivaiporã, Érica Borzuk, com o projeto Mais Atenção em Saúde será possível ampliar em aproximadamente 45% a capacidade de atendimento, num total de 13.632 atendimentos, nas cinco especialidades oferecidas.

A equipe de atendimento é composta pela assistente social Maurielen Santos Maciel, fisioterapeuta José Henrique Cid de Brito, psicóloga Daniela Carretas, nutricionista Fabiana de Melo e fonoaudióloga Carla Lira.

Lançamento do programa é prestigiado por alunos, professores e convidados

Lançamento do programa é prestigiado por alunos, professores e convidados

Comentários