IFPR e Fatec promovem 2ª Feira de Orgânicos

Produtores oferecem diversidade em produtos saudáveis

Produtores oferecem diversidade em produtos saudáveis

O campus de Ivaiporã do Instituto Federal do Paraná (IFPR), promoveu na sexta-feira, 25 de outubro, em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec), a 2ª Feira de Produtos Orgânicos, Agroecológicos e Coloniais, realizado durante a TecnoAgro 2019.

A coordenadora do curso de agronegócios da Fatec, Marcele Mareze, ressaltou a importância da parceria com o IFPR para fortalecer o agronegócio da região. “Precisamos desmistificar o que é agronegócio, a venda de produtos orgânicos ou convencionais, a agroindústria, a venda de tratores e insumos, tudo isso é gestão de produtos que envolvem a agropecuária e agricultura. É a oportunidade de pequenos produtores se inserirem no mercado e permanecer dentro das propriedades para que elas se tornem empresas rurais, porque uma boa gestão gera recursos e produtividade de alimentos saudáveis na mesa do consumidor”, disse Marcele Mareze.

A professora dos cursos de Agroecologia e Agronomia do IFPR, Vanessa Stegani, defendeu a produção de alimentos orgânicos dentro da agricultura familiar, bem como o consumo de produtos saudáveis e frescos livre de agrotóxicos. “É uma chance para quem quer cuidar da saúde e do meio ambiente, ofertamos o melhor da agricultura familiar para Ivaiporã e região, tendo em vista que pesquisas mostram que doenças como o câncer estão relacionadas ao consumo de agrotóxicos”, frisou.

Ao todo, a feira contou com 8 fornecedores da agricultura familiar, inclusive alguns deles com o selo de certificação orgânico garantindo que são produtos saudáveis. O público encontrou hortaliças em geral, panificados, doces, mel, melado, açúcar mascavo, café, cogumelos, iogurte e tomate.

A fabricante da cachaça Sono Tranquilo, do Alto Lajeado, Eliane Croceta, explicou que a feira é fundamental para a divulgação dos produtos fabricados pelos produtores. Além da cachaça, ela fabrica salames artesanais, banha, torresmo e fubá.

O produtor Jonatan Nascimento salientou que o produto orgânico agrega valor e oferece qualidade de vida e saúde na mesa do consumidor.

Feira é parceria entre Fatec, Ifpr e Emater. Por: Antonello Nadal

Feira é parceria entre Fatec, Ifpr e Emater

Fonte: Antonello Nadal

Comentários