Ivaiporã sedia evento que valoriza produção de café com qualidade

Miguel Amaral acolhe visitantes de quase 20 municípios do Paraná

Miguel Amaral acolhe visitantes de quase 20 municípios do Paraná

O município de Ivaiporã sediou no dia 24 de outubro, a 19ª edição do concurso Café Qualidade Paraná, que reuniu 55 amostras de 19 municípios. Cerca de 300 pessoas, de diversas cidades das seis regiões produtoras de café no Paraná, Apucarana, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá e Santo Antônio da Platina, participaram do evento. A final do concurso foi realizada pela primeira vez em Ivaiporã e foi motivado pelo resultado conquistado pelo município no ano passado, quando duas amostras de café de produtores do distrito de Jacutinga ficaram entre os cinco melhores do Paraná, na categoria café natural. A mostra de Márcio Fávaro foi campeã estadual em 2018 e ficou em quinto lugar no concurso nacional promovido pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café).

O evento em Ivaiporã contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara; do deputado estadual, Artagão Júnior; do secretário executivo da Câmara Setorial do Café, Paulo Sérgio Franzini; do gerente da Câmara Setorial do Café, Francisco Barbosa Lima; do presidente da Emater Paraná, Natalino Avance de Souza; presidente da Câmara de Ivaiporã, Eder Bueno; vereadores; entre outras autoridades estaduais e municipais.

Durante entrevista coletiva, o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, disse que o concurso Qualidade Café Paraná tem como principal objetivo valorizar o produtor que trabalha de forma diferente para obter uma bebida com qualidade, utilizando as técnicas de colheita no pano e, com isso, perpetuando a bebida que existe no grão.

Ele ressalta que apesar do Paraná já ter sido o maior maciço de café do mundo, com 1,5 milhão de hectares, hoje, a cultura ocupa pouco mais de 35 mil hectares. Segundo ele, o café ainda é muito importante, porque os produtores paranaenses utilizam técnicas que potencializaram a produção e preservam a qualidade da bebida.

O secretário de Agricultura do Paraná parabenizou o prefeito Miguel Amaral pelo apoio à produção da pequena propriedade e o incentivo à cafeicultura. “O prefeito de Ivaiporã percebeu que é possível atrair um movimento de pessoas, que vieram conhecer os avanços daquilo que acontece em Ivaiporã, que, hoje, é um canteiro de obras”, comentou o secretário Norberto Ortigara.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, agradeceu a presença do secretário Ortigara no município e ressaltou o apoio que o Governo do Estado tem dado aos projetos que são realizados no município e que contam com o apoio da Seab, como as obras de pavimentação de estradas rurais.

Amaral lembrou que, no ano passado, Ivaiporã foi destaque no Concurso Nacional promovido pela ABIC e que isso fez com que a cafeicultura voltasse a ser valorizada no município.

Para incentivar ainda mais a cafeicultura, o município está realizando um investimento, na ordem de R$ 300 mil, para que a Associação da Agricultura Familiar de Jacutinga possa terminar sua sede e iniciar a separação do café, obtendo uma valorização maior da produção.

O secretário municipal de Agricultura de Ivaiporã, Adir Salla, ressaltou que o município acolheu bem todos os visitantes de outras cidades e que esse é um evento espetacular e, principalmente, pelo desenvolvimento da infraestrutura das estradas e dos investimentos que tem sido feito para quem reside na área rural.

Alunos da Escola Municipal do Campo fazem apresentação cultural

Alunos da Escola Municipal do Campo fazem apresentação cultural