Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em smartphone

Gerente da Agência do Trabalhador, Joice Santos

Gerente da Agência do Trabalhador, Joice Santos

A Prefeitura de Ivaiporã e Agência do Trabalhador informam aos trabalhadores que a Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e também pelo site Emprega Brasil (www.empregabrasil.mte.gov.br).

A Agência do Trabalhador – órgão vinculado à Prefeitura de Ivaiporã – continuará emitindo a Carteira de Trabalho. A gerente da Agência do Trabalhador, Joice Mara de Oliveira Gonçalves dos Santos, disse que a versão digital substitui a de papel. Mas o documento físico deve ser guardado para comprovação dos vínculos empregatícios. A mudança assegura facilidade para trabalhadores e empregadores – além de reduzir a burocracia e custos.

De acordo com o Ministério do Trabalho a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para quem presta algum tipo de serviço – seja na indústria, comércio, agricultura, pecuária ou de natureza doméstica.

Se o trabalhador for contratado por um empregador que não usa o eSocial (sistema virtual do Governo para prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciários) vai precisar da versão em papel da Carteira de Trabalho.

A Carteira de Trabalho Digital é disciplinada pela Portaria 1.065 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.