Subseção da OAB de Ivaiporã encerra campanha Outubro Rosa

Acadêmicos da Fatec apresentam resultados de pesquisa sobre violência doméstica

Acadêmicos da Fatec apresentam resultados de pesquisa sobre violência doméstica

A Comissão da Mulher Advogada de Ivaiporã promoveu a palestra “O Direito por Vozes Femininas”, ministrada pela advogada criminalista Mariana Lopes e a apresentação do projeto Juntos Cuidamos de Todas, pelos alunos do curso de psicologia da Fatec, no encerramento da Campanha Outubro Rosa.

O evento contou com participação do vice-presidente da subseção da OAB de Ivaiporã, Valdir de Freitas Júnior, que na ocasião representou o presidente Luiz Branco; presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PR, Mariana Lopes; secretária da Comissão da Mulher Advogada no Paraná, Aline Dummont; presidente da Comissão da Mulher Advogada na subseção de Ivaiporã, Christiane Singh; e do presidente da Caixa de Assistência da Subseção de Ivaiporã, Thalysson Leite.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada na subseção de Ivaiporã, Christiane Singh, destacou que a palestra da advogada criminalista Mariana Lopes marca a efetiva atuação da Comissão da Mulher Advogada na subseção de Ivaiporã. Ela lembrou que foi uma oportunidade das mulheres advogadas e pessoas que atuam em questões relevantes para a comunidade feminina conhecerem o protagonismo da mulher advogada.

Por sua vez, a palestrante Mariana Lopes, que preside a Comissão da Mulher Advogada da Seccional Paraná, explicou que a palestra abordou o lugar da mulher no âmbito jurídico e o quanto a ausência das mulheres nesse espaço impacta na vida das pessoas. “É necessário a igualdade para que o exercício profissional aconteça de forma justa”, disse.

A presidente ressaltou que a OAB/PR, por meio da Caixa de Assistência, se preocupa com a qualidade de vida das advogadas, por isso reforçou que o mais importante é a prevenção contra o câncer de mama.

Antes da palestra, os acadêmicos Antônia Maria Rodrigues, Ana Carolina Bogonha, Viviane Nogueira e Dhyogo Nascimento, do 6º semestre de Psicologia da Fatec, apresentaram um panorama acerca da violência doméstica no município de Ivaiporã e região. No total, 400 mulheres participaram da pesquisa do projeto Juntos Cuidamos de Todas.

Os resultados mostram que 14% das mulheres que responderam ao questionário declararam-se vítimas de violência doméstica, que não se restringe apenas à violência física, mas também psicológica, entre outras. Por meio do apanhado geral da pesquisa, os alunos identificaram a necessidade de que o tema seja amplamente debatido, com ênfase, principalmente, nas violências mais subjetivas, já que essas são mais difíceis de serem percebidas.

A subseção da OAB em Ivaiporã destacou a preocupação com a saúde física e mental das mulheres e, para marcar o fim da campanha Outubro Rosa, arrecadou caixas de leite que serão doadas ao Hospital do Câncer de Londrina.

Advogada Mariana Lopes conversa sobre o protagonismo da mulher advogada. Por: Antonello Nadal

Advogada Mariana Lopes conversa sobre o protagonismo da mulher advogada

Fonte: Antonello Nadal

Comentários