Cafés de Joaquim Távora e Tomazina são campeões do concurso Café Qualidade Paraná 2019

Autoridades posam para foto com vencedores do concurso estadual

Autoridades posam para foto com vencedores do concurso estadual

O município de Ivaiporã sediou pela primeira vez a solenidade de premiação do Concurso Café Qualidade Paraná, que em 2019 chegou a sua 17ª edição. Nessa etapa foram 55 lotes finalistas de 19 municípios das regiões de Apucarana, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá e Santo Antônio da Platina.

O concurso é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento), Emater, Prefeitura de Ivaiporã, Câmara Setorial do Café, IAPAR e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, e premia os melhores cafés produzidos no Paraná.

O evento contou com a presença de diversas autoridades estaduais, entre elas o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara; o deputado estadual Artagão Júnior; o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral; presidente da Câmara de Vereadores, Eder Bueno; vereadores; secretários municipais; técnicos da Emater, prefeitos dos municípios da região; entre outras lideranças.

O concurso foi encerrado com a premiação dos cinco cafés mais bem colocados nas categorias natural e cereja descascado. Além da premiação prevista pelo Governo do Estado, de pagar entre R$ 700 a R$ 1 mil por saca para os cinco melhores, os vencedores receberam prêmio em dinheiro.

Os ganhadores do concurso estadual são:

Café Natural

1º lugar – Edson Messias de Carvalho (Joaquim Távora)

2º lugar – Claudeir Marcos de Souza (Pinhalão)

3º lugar – Tomuru Sera (Congonhinhas)

4º lugar – Evilásio Shigueaki Mori (Cambira)

5º lugar – Welliton Nelson Sgorlon Marques (Pitangueiras)

Cereja Descascado

1º lugar – Valdeir Luiz de Souza (Tomazina)

2º lugar – Sirlei de Fátima Cruz Carvalho (Joaquim Távora)

3º lugar – Maria Aparecida Maciel (Japira)

4º lugar – José Sendenki Neto (Iguaraçu)

5º lugar - Evilásio Shigueaki Mori (Cambira)

O melhor café classificado da região de Ivaiporã foi de Valdecir de Souza, do distrito de Jacutinga, que ficou em sexto lugar, na categoria natural.

Comentários