Candidatos prestam teste seletivo do IFPR em Ivaiporã

Candidatos recebem orientações após abertura dos portões. Por: Antonello Nadal

Candidatos recebem orientações após abertura dos portões

Fonte: Antonello Nadal

Foram realizadas no domingo, 20 de outubro, as provas do Processo Seletivo 2019/2020 do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Aproximadamente 370 candidatos fizeram o teste seletivo no Colégio Estadual Bento Mossurunga e concorrem a vagas nos cursos de Agroecologia (Concomitante), Bacharelado em Sistemas de Informação, Eletrotécnica (Subsequente), Engenharia Agronômica, Licenciatura em Física, Técnico em Agroecologia Integrado, Técnico em Eletrotécnica Integrado, Técnico em Informática Integrado e Tecnologia em Agroecologia, além do Ensino Médio, disponíveis no campus de Ivaiporã do IFPR, todos gratuitamente.

Nos cursos técnicos de nível médio os candidatos responderam 40 questões objetivas sobre conhecimentos dos anos finais do Ensino Fundamental e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa. Os cursos técnicos de nível médio se subdividem em duas formas de oferta: integrado ao Ensino Médio, destinada aos candidatos que concluíram o nono ano do Ensino Fundamental e desejam cursar o Ensino Médio no IFPR, de forma conjunta a uma formação técnica; e subsequente ao Ensino Médio, destinado aos estudantes que já concluíram este nível de ensino.

Já as provas dos cursos superiores abrangeram 50 questões objetivas e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa. Os cursos superiores presenciais do IFPR são ofertados nas formas de oferta Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia.

Érica Maria de Oliveira, 18 anos, veio de Cândido de Abreu para tentar uma vaga no curso de Engenharia Agronômica como 1ª opção ou Agroecologia na 2ª opção. “Meu desejo é cursar Engenharia Agronômica porque é uma área com bastante campo e com potencial de crescimento”, disse.

O mecânico Felipe Paulino, 19 anos, é de Ivaiporã, e fez a prova para o curso de licenciatura em física para futuramente ser professor. “A educação é um mercado abrangente para professores e quem sabe futuramente eu possa me tornar um professor, fazer uma pós-graduação ou mesmo um mestrado”, avaliou.

Conforme Iratan Pedro de Almeida, coordenador de aplicação de provas, o gabarito provisório está disponível no site da Funtef Paraná. O gabarito definitivo e as provas serão divulgados no dia 31 de outubro.

O resultado final do Processo Seletivo IFPR 2019/2020 estará disponível para consulta a partir do dia 2 de dezembro de 2019. As chamadas complementares começam no dia 16 de dezembro e seguem conforme cronograma disponível na página da Funtef, organizadora das provas.

Comentários