Delegado de Faxinal fará palestra sobre prevenção de violência contra mulher

Delegado Ricardo Mendes abordará violência contra mulher. Por: Divulgação

Delegado Ricardo Mendes abordará violência contra mulher

Fonte: Divulgação

Na quarta-feira, 30 de outubro, às 19h00, no Centro de Convenções de Faxinal, o delegado da 53ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Faxinal, Ricardo Augusto de Oliveira Mendes, ministrará uma palestra com o tema Conscientização e Prevenção da Violência contra a Mulher, organizada pela Secretaria de Assistência Social juntamente com a Secretaria Municipal da Mulher.

Nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Dentro de casa, a situação não foi necessariamente melhor. Entre os casos de violência, 42% ocorreram no ambiente doméstico. Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda. Os dados são de um levantamento do Datafolha feito em fevereiro encomendada pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), para avaliar o impacto da violência contra as mulheres no Brasil.

Diante dos números alarmantes de aumento da violência contra a mulher, o delegado Ricardo Mendes abordará os tipos de violência, mecanismos de proteção, papel da Polícia Civil enquanto órgão de proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, bem como o papel da vítima.

O delegado disse que espera a presença de grande público e explicou a importância de combater essa realidade em face ao aumento significativo de crimes contra as mulheres. “É preciso levar ao conhecimento das mulheres que existe uma rede proteção, desde que ela, se insurja contra a dominação sentimental, física e, principalmente, econômica que acaba sendo nessa esteira um dos principais motivos para que os vínculos conjugais sejam reatados, mesmo que sob o crivo do medo”, pontuou o delegado.

Comentários