Polícia Militar de Ivaiporã comemora redução dos índices de criminalidade

Major Élio Boing destaca redução nos índices de violência

Major Élio Boing destaca redução nos índices de violência

A 6ª Companhia da Polícia Militar de Ivaiporã fez um levantamento dos índices de criminalidade registrados nos 14 municípios de sua área de jurisdição. Houve uma redução significativa nos índices de ocorrência, principalmente em homicídios e roubos, que caíram respectivamente 64% e 36%.

Segundo o comandante major Élio Boing, nos homicídios, entre janeiro e setembro do ano passado, foram registrados 11 casos. Nesse ano, no mesmo período, foram apenas 4 homicídios. Já em relação aos roubos, a Polícia Militar registrou, nesse ano, 95 ocorrências, enquanto nos três primeiros trimestres de 2018, foram 149 ocorrências.

Em relação aos furtos, a redução foi de 24%, nos registros da Polícia Militar, quando o índice é somado à Polícia Civil, a redução é de 23%. “Isso é algo que temos observado em todo o Paraná e demonstra que as polícias têm trabalhando de forma sistemática para combater os crimes”, ressalta.

Já os crimes que envolvem prisão por tráfico de drogas teve um aumento na ordem de 13% nos registros da PM; foram 72 ocorrências em 2018 e passou para 81 em 2019. “Esse aumento é positivo e demonstra que os policiais militares têm realizado um número maior de abordagens e conseguido melhores resultados, como também o aumento de 5% no número de apreensão de armas ilegais, que podem ser usadas na prática de roubos, por exemplo”, comenta.

A maior preocupação da PM são as mortes que ocorrem no trânsito, apesar de ter havido uma redução significativa de 20, no ano passado, para 9 nesse ano, o número ainda é considerado alto, nos 14 municípios da região e, por isso, a Polícia Militar deve intensificar as ações de fiscalização no trânsito nesse final de ano.

Férias e final de ano

Com a chegada do final do ano e também dos dias mais quentes, em que as pessoas têm a tendência maior a sair de casa, para viajar ou passear, existe a possibilidade de aumento nos índices de criminalidade. Já sabendo dessa possibilidade, a Polícia Militar deve reforçar o policiamento nos locais de maior movimento, mas também é um período em que há população sazonal, com pessoas que saem para visitar os parentes e deixam as casas vazias, possibilitando a oportunidade da prática de algum tipo de crime contra o patrimônio. “É muito importante que as pessoas procurem tomar medidas preventivas, para não ter uma surpresa quando retornarem”, frisa.