Outubro Rosa mobiliza população em Manoel Ribas

Bete Camilo destaca importância da conscientização sobre câncer de mama

Bete Camilo destaca importância da conscientização sobre câncer de mama

Cerca de 500 mulheres participaram na sexta-feira, dia 18 de outubro, da caminhada de mobilização e conscientização sobre o Outubro Rosa. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das demais secretarias do município e da prefeitura. A caminhada começou na Praça Manoel Ribas e percorreu as principais ruas da cidade, até chegar ao Salão Paroquial Santo Antônio, onde ocorreu uma palestra sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Ainda durante o evento, foram sorteados brindes para as participantes e oferecido um lanche, encerrando as atividades do Outubro Rosa em Manoel Ribas.

O evento contou com a presença da prefeita Bete Camilo; do vice-prefeito Moacir Comunello; do secretário municipal de Saúde, Moacir Schedemberg; além de vereadores e demais secretários municipais.

O secretário municipal de Saúde, Moacir Schedemberg, comentou, durante o evento, que o mês de outubro é um período onde muitos milagres acontecem, já que existe um despertar da população para se cuidar melhor e é muito importante para a conscientização de todas mulheres sobre os cuidados com o câncer. “Pelo fato da mulher ter mais hormônios que os homens, precisa se cuidar mais e ela tem feito isso aqui em Manoel Ribas”, disse. Ele destaca que o atendimento às mulheres na conscientização contra o câncer não acontece apenas nesse período do ano, mas em todos os momentos que elas precisam de cuidados.

A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo, ressaltou que o evento de conscientização do Outubro Rosa tem sido feito nos sete anos de sua gestão e que sempre tem sido um sucesso, com uma grande participação das mulheres. Ela ressalta, no entanto, que o trabalho de prevenção contra o câncer não fica restrito apenas ao mês de outubro, mas durante todo o ano, com orientações e trabalho preventivo nas unidades básicas de saúde. “Quero agradecer o esforço de todas as equipes da saúde pelo grande trabalho realizado, tanto nas unidades como também no interior”, frisou a prefeita.

Ela enfatizou que todas as mulheres que estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde e têm direito à mamografia irão realizar o exame e, caso seja detectado algum problema, a própria secretaria de saúde já realiza os encaminhamentos necessários.

Autoridades também participam do Outubro Rosa

Autoridades também participam do Outubro Rosa

Comentários