Escola de Alto Lajeado incentiva alunos à leitura

Alunos são estimulados ao gosto pela leitura. Por: Divulgação

Alunos são estimulados ao gosto pela leitura

Fonte: Divulgação

A Escola Padre Guilherme, no distrito de Alto Lajeado, pertencente ao município de Arapuã, está desenvolvendo desde o 2º semestre do ano letivo de 2019, um projeto de incentivo à leitura para os alunos, denominado Contando e se Encantando, no qual os alunos são estimulados a ler livros de diversos gêneros literários.

A diretora Michele Schmoller contou que a ideia do projeto de leitura surgiu com base na dificuldade de interpretação de texto por parte dos alunos. Diante disso, o corpo docente, formado pela diretora e pelos professores Zélia Soeth Crozeta, Sônia Herdt Pravato, Priscylla Esses Schuelter, Benedito Soares e auxiliar estagiária Amanda Oliveira, montou o projeto visando estimular o gosto pela leitura, além de diminuir a timidez dos alunos em se apresentarem publicamente.

O projeto é desenvolvido ao longo de um mês, sendo que todas as sextas-feiras, durante três semanas, são disponibilizadas várias opções de leitura para o aluno e, por 1 hora, eles fazem a leitura desses livros, seja em grupo ou sozinho. Também durante essas três semanas, um professor fica responsável pela abertura do Festival Literário das Crianças, que acontece na 4ª semana do mês, quando o aluno escolhe o livro que mais gostou e conta a história para as demais turmas. “Cada turma escolhe dois alunos por mês e esse aluno decide de que forma vai contar a história para os demais colegas”, explicou a diretora, lembrando que a atividade é um ganho de aprendizagem.

Na 1ª edição, a diretora Michele Schmoller organizou “O sanduíche da Dona Maricota”, com degustação de sanduíche, confecção cartazes e apresentações. A abertura é sempre baseada na leitura, que pode ser feita por meio de um canto, contada ou ilustrada, dependendo da criatividade de cada professor. “O objetivo é fazer algo diferente e aí acontece o encantamento, com o professor caracterizado com algum personagem dos livros infantis; as turmas interagem e vemos que em pouco tempo os resultados estão sendo ótimos, com aprovação, inclusive, do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã”, destacou Michele Schmoller.

Ao longo do 2º semestre já foram realizados dois festivais literários, com grande integração da comunidade escolar.

Alunos de Alto Lajeado são estimulados a ler por meio do projeto “contando e se encantando”. Por: Divulgação

Alunos de Alto Lajeado são estimulados a ler por meio do projeto “contando e se encantando”

Fonte: Divulgação

Comentários