Laticínios do Valle realiza encontro de produtores de leite em Palmital

Produtores participaram de evento em Palmital

Produtores participaram de evento em Palmital

A empresa Laticínios do Valle de Palmital promoveu no sábado, dia 19 de outubro, o 4º Encontro de Produtores de Leite, no salão ucraniano do município. O encontro teve a participação de 200 produtores rurais de várias cidades, que fornecem leite para a indústria.

A médica veterinária Amanda Teigão Muller, do Laticínios do Valle, comentou que a iniciativa de realizar esse encontro surgiu após a implementação do Programa Mais Leite Saudável, desenvolvido pela empresa Montec, e que atende 30 produtores que fornecem leite para a empresa.

Nessa ação, o laticínio fornece aos produtores a assistência técnica completa e desenvolve uma metodologia de trabalho, com análise de solos, reforma de pastagens, controle leiteiro e zootécnicos, formulações de dietas e auxilia no controle financeiro da propriedade, com a avaliação dos custos, e ajuda o produtor a fazer uma gestão melhor do seu negócio. Todos os custos com essa assistência técnica são bancados pelo Laticínios do Valle e o produtor não tem nenhum custo com as consultorias e análises individuais do controle leiteiro.

Henrique e Karolini Mancini – sócios proprietários do Laticínios do Valle

Henrique e Karolini Mancini – sócios proprietários do Laticínios do Valle

O evento contou com as palestras do médico veterinário César Augusto Hoepers, que ministra cursos ao Senar-PR (Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural), que falou sobre tecnologias na bovinocultura leiteira; do veterinário Maicon Puertas, da APCBRH (Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), que tratou sobre análise do leite; e do agrônomo Sérgio Diego Monteiro de Oliveira, da Montec, que apresentou os resultados de uma propriedade que está inserida no programa Mais Leite Saudável.

O objetivo do encontro é buscar a melhoria na coleta do leite e também mostrar aos produtores que é possível melhorar a qualidade do produto e, com isso, reduzir os custos e ter uma renda melhor. A indústria, atualmente, faz a coleta em 18 municípios da região central do Paraná e a matéria-prima é usada na transformação para queijo mussarela, creme de soro de leite de uso industrial, creme de leite uso industrial e soro de leite, que são atualmente os principais produtos da empresa.

Amanda Muller – médica veterinária do Laticínios do Valle

Amanda Muller – médica veterinária do Laticínios do Valle

César Augusto Hoepers – médico veterinário do Senar

César Augusto Hoepers – médico veterinário do Senar

“Esse projeto foi um divisor de água no laticínio, pois temos trabalhado muito a qualidade do leite. A direção da empresa tem colaborado para que esse projeto possa ter continuidade”, disse a veterinária Amanda Muller.

Os sócios-proprietários do Laticínios do Valle, Henrique Mancini e Karolini Mancini, comentaram que o programa Mais Leite Saudável já tem apresentado excelentes resultados. No primeiro ano do projeto, em 2016, apenas 5% dos produtores integrados produziam leite conforme os padrões de qualidade da Instrução Normativa 62/2011. Ao final da primeira etapa, 71% dos integrantes já atendiam estas exigências. “O programa tem contribuído para melhoria da qualidade do leite, devido à capacitação dos produtores, por meio da implantação de boas práticas agropecuárias e gerenciamento da atividade”, frisou Henrique Mancini.

Imagem da notícia.

Para a indústria, a qualidade e a composição do leite cru são fatores que afetam diretamente o rendimento, a inocuidade e as características sensoriais dos derivados lácteos e influenciam na qualidade do produto final.

Os proprietários do laticínio comentam que o bom relacionamento com os produtores não acontece apenas no momento da comercialização com a indústria e que é preciso estabelecer uma linha de comunicação e ajudar o agricultor no que ele mais precisa. “Isso significa que quando um deles estiver com uma dificuldade ou tiver uma dúvida, temos que ajudar a sanar e, por isso, o objetivo do evento foi aproximá-los do laticínio, adquirindo novos conhecimentos por meio das palestras. Também aproveitamos o dia para promover uma confraternização entre os produtores e toda equipe de trabalho, com um almoço”, finalizou.

Sérgio Oliveira – agrônomo da Montec

Sérgio Oliveira – agrônomo da Montec

Maicon Puertas – médico veterinário da Apcbrh

Maicon Puertas – médico veterinário da Apcbrh

Produtores destacam importância do evento

Os produtores destacam a importância desse evento para manter a qualidade do leite e parabenizaram o Laticínios do Valle pela iniciativa.

Eugênio Gerei, produtor na comunidade de Borboleta Abaixo em Pitanga, ressalta que esse encontro é muito importante para aumentar o aprendizado, principalmente, de novas técnicas para a produção de leite e aplicar na propriedade. “Isso ajuda muito na produção do leite e também mostra que, apesar de muitas pessoas acharem que é difícil fazer, é possível sim, e quem não esteve nesse evento, não pode ficar reclamando depois”, comenta.

Eduardo Boese

Eduardo Boese

Leidineri R. de Siqueira

Leidineri R. de Siqueira

A produtora Leidineri Siqueira, da localidade de Chapéu do Sol, em Santa Maria do Oeste, é atendida pelo projeto e comenta que a iniciativa é muito importante, pois possibilita que eles saibam exatamente o que está ocorrendo no rebanho e consiga detectar os animais que precisam ser remanejados e como estão os índices de qualidade de cada animal. “A importância desse encontro é levar mais conhecimento aos produtores e funcionários e saber quais os controles precisam ser levados mais a sério”, frisa.

O produtor Eduardo Boese, do Assentamento Chapadão em Laranjal, ressalta que houve uma melhoria em relação às pastagens e à qualidade do leite com o atendimento da Montec. “O resultado tem sido excelente e se não tivéssemos essa assistência técnica, não teríamos melhorado a produção e a qualidade do leite. Indico aos outros produtores que, se tiverem oportunidade, devem aderir a esse projeto”, falou.

Tereza e Eugênio Gerei

Tereza e Eugênio Gerei

Comentários