Pitanga entra na reta final do cadastramento biométrico

Renata Lima divulga biometria durante evento das mulheres em Pitanga

Renata Lima divulga biometria durante evento das mulheres em Pitanga

O fórum eleitoral da Comarca de Pitanga está na reta final para o cadastramento biométrico dos eleitores dos municípios de Boa Ventura do São Roque, Mato Rico, Pitanga e Santa Maria do Oeste. O prazo final para o recadastramento é na sexta-feira, dia 25 de outubro, às 17h00. Não haverá prorrogação e caso o eleitor não faça seu recadastramento até essa data, o título será cancelado e ele não poderá votar nas eleições municipais de 2020. Além disso, a falta desse documento implica numa série de outros transtornos, como não ingressar em faculdade pública, não concorrer a cargos em concursos públicos, não retirar passaporte para viagem e, inclusive, pode ocorrer problema com o CPF e também não ter acesso a benefícios sociais.

A chefe do cartório da 38ª zona eleitoral, Renata Servilha Lima, comenta que mesmo faltando menos de 10 dias para o final do prazo, a procura ainda está abaixo do que se espera e que ainda falta cerca de 5 mil eleitores do município de Pitanga para fazer a biometria. Em toda a área da comarca, são 8 mil pessoas que ainda não compareceram à Justiça Eleitoral.

Para facilitar o acesso das pessoas ao serviço, o fórum eleitoral estará de plantão nesse final de semana e abrirá no sábado, dia 19, e no domingo, dia 20 de outubro, das 9h00 às 17h00. “Pedimos às pessoas que ainda não fizeram, que façam o recadastramento o mais rápido possível, pois nos últimos três dias haverá filas muito grandes”, comenta a chefe do cartório eleitoral.

Ela lembra que caso o número de eleitores reduza de forma significativa, o próprio município pode ser prejudicado, já que um dos critérios para o repasse de recursos para o município, em alguns casos, é o número de eleitores.