Amuvi conhece projetos do Paraná Cidade

Ylson Cantagallo comanda reunião da Amuvi em Faxinal

Ylson Cantagallo comanda reunião da Amuvi em Faxinal

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) realizou, na semana passada, no 40 Country Club de Faxinal, uma reunião com o superintendente do Paraná Cidade, Álvaro José Cabrini Júnior, para um esclarecimento sobre os programas que estão sendo preparados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Paraná Cidade.

Algumas propostas estão sendo finalizadas, e os programas, que serão lançados em breve, devem incentivar os municípios a fazer a substituição das lâmpadas de sódio e vapor de mercúrio por luminária de LED, que são mais eficientes, econômicas e duráveis, além da implantação de painéis fotovoltaicos.

Os municípios também devem receber recursos a fundo perdido, em modelo parecido com a prática do PAM (Plano de Atendimento ao Desenvolvimento dos Municípios), executado pelo governo anterior. Apesar das prefeituras já terem uma ideia de quanto terão direito por projeto, os valores oficiais devem ser anunciados em breve pelo governador Ratinho Júnior.

Correção

Outro ponto destacado pelo técnico do Paraná Cidade tem relação com a elaboração dos projetos por parte dos municípios. Cabrini Júnior comenta que existe uma reclamação dos municípios, com relação ao tempo de liberação dos projetos por parte do Paraná Cidade. No entanto, ele alega que esse atraso ocorre em função de erros nos projetos encaminhados pelos municípios. “A ideia dessa reunião é esclarecer esses pontos, para que possamos aprovar com rapidez os projetos”, disse.

Entrega de equipamentos

Ainda durante a reunião, o prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo, apresentou dois equipamentos adquiridos pela Amuvi para facilitar o trabalho dos municípios com a sinalização de trânsito horizontal, como a pintura de faixas de pedestres e de meio-fio; além de outro equipamento que serve para a construção de meio-fio e calçada.

Os municípios da Amuvi serão divididos em quatro blocos e será realizado um sorteio, sendo que cada bloco sorteará uma cidade por onde será iniciado o trabalho. Um técnico da Amuvi está sendo capacitado para operar o equipamento e prestar serviços às prefeituras.

Comentários