IFPR realiza processo seletivo para ingresso de novos alunos

Diego Panonceli destaca importância das semanas científicas do Ifpr

Diego Panonceli destaca importância das semanas científicas do Ifpr

Neste domingo, dia 20 de outubro, estudantes em todo o Paraná participam do processo seletivo 2020 do Instituto Federal do Paraná (IFPR) para o ingresso de novos estudantes. Os portões de acesso aos locais da prova abrem às 12h30 e fecham às 13h30, pontualmente. As provas têm início às 14h00 e vão até as 18h00.

Os candidatos que vão fazer as provas só podem levar lápis, borracha e caneta esferográfica transparente de ponta média, nas cores azul ou preta. Eles devem apresentar documento oficial de identificação com foto, como carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho. Em caso de menores que ainda não têm o RG, eles devem ser acompanhados pelo pai ou mãe, que deverá portar o documento de identificação e apresentar, na entrada do local de prova, a certidão de nascimento do candidato.

Em Pitanga, as provas vão acontecer na própria sede do IFPR. São cerca de 300 inscritos para os cursos de Técnico em Cooperativismo integrado ao Ensino Médio e os cursos superiores de Licenciatura em Química, Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Agroindústria. “Em comparação com os anos anteriores, tivemos um aumento no número de inscritos, e isso é muito positivo”, afirmou o diretor do campus do IFPR, Diego Manoel Panonceli.

Em Ivaiporã, as provas do processo seletivo do IFPR ocorrerão nas dependências do Colégio Estadual Bento Mossurunga, que deve receber cerca de 400 candidatos.

Semanas Científicas

Manoel Panonceli também informou sobre as semanas científicas que serão realizadas nos próximos dias pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Entre os dias 16 a 18 de outubro, acontece a 2ª Semana de Química. O evento acontece das 19h00 às 22h30 e terá como palestras temas como ensino sobre radioatividade, nanotecnologia aplicada ao setor de energia e minicursos na área. As inscrições podem ser feitas através do site www.ifpr.edu.br.

Outros quatro eventos nesse sentido estão programados para ocorrer no IFPR de Pitanga, nos próximos 30 dias. Entre os dias 23 e 25 de outubro, também no período noturno, acontece a 1ª Semana de Agroindústria e Cooperativismo, com o tema: “Perspectivas e Importância Regional”, onde serão debatidos vários temas sobre a área. No dia 24 de outubro, das 8h00 às 17h00, acontece no IFPR, a 1ª Feira de Ciências e Tecnologias Sociais de Pitanga. Já entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, será realizada a 3ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com o tema: “Leitura: O Encantamento pelas Histórias”.

E encerrando as atividades de semanas científicas, entre os dias 11 e 14 de novembro, também no período noturno, será realizada a Semana de Pedagogia e o 3º Ciclo de Palestras “Ensino, Aprendizagem e Diversidade no Ambiente Escolar”.

Para o diretor Diego Panonceli, o objetivo das semanas, além de divulgar os cursos, também é trabalhar a perspectiva da visão que a instituição tem, que é trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão e promover ações que sejam abertas à comunidade.

Comentários