Possíveis temas de redação Enem 2019

Imagem da notícia.

Há uma série de assuntos que têm potencial para estarem entre os possíveis temas de redação do Enem 2019, confira:

Onda conservadora no cenário político brasileiro

As últimas eleições presidenciais deram um novo tom ao cenário político brasileiro, o do conservadorismo, que defende a manutenção de instituições tradicionais.

Liberação de agrotóxicos

Sabemos que o agronegócio movimenta a economia brasileira, mas algumas de suas práticas ao longo do tempo foram bastante prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da população, como o uso de alguns agrotóxicos. A aplicação de parte desses aditivos estava proibida, mas foi liberada recentemente. Isso dá um bom tema para debate e para a redação do Enem 2019.

Violência contra a mulher, racismo, homofobia

Esses temas são recorrentes e estão sempre em pauta nas principais mídias. Apesar de campanhas de conscientização e de leis para a garantia de direitos cidadãos, os números de ocorrências de crimes de racismo, homofobia e contra mulheres não diminuem no país. Ou seja, esses temas podem voltar aparecer no Enem.

Brasil pode sair do Acordo de Paris

Enquanto vários países se unem para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 e do Acordo de Paris, nosso governo cogita retirar o Brasil deste acordo, cujo objetivo é conter o aumento do aquecimento global.

Terapia com eletrochoque

Há algumas semanas, o Ministério da Saúde publicou um documento no qual dá aval ao tratamento com eletrochoque, liberando a compra dos aparelhos pelo SUS. Na mesma nota, há outro tema polêmico: a internação de crianças em clínicas psiquiátricas.

Estatuto do desarmamento

A indústria bélica movimenta muito dinheiro, daí o interesse por parte de empresários do setor na aprovação da medida. Trata-se de uma ruptura nos encaminhamentos político-sociais, pois saímos de um governo desarmamentista e entramos em um que defende a posse de armas.

A violência no Brasil também é uma pauta forte, que pode virar tema da redação de 2019.

Desastres ambientais

O rompimento da barragem em Brumadinho/MG causou centenas de mortes e muitos danos ambientais. Os impactos no meio ambiente são devastadores. A pauta é uma forte candidata a tema do Enem 2019.

Outros possíveis temas:

- Corrupção no Brasil

- Militarização em todos os escalões do governo

- Privacidade na internet

- Reaparecimento de doenças erradicadas (sarampo, poliomielite e outras)

- Os impactos das fakes news na sociedade

- Maus tratos e abandono de animais

- Desafios da mobilidade urbana

Ao se preparar para a redação do Enem, tenha em mente que:

- Várias dessas opções se cruzam. Por exemplo: caso o meio ambiente seja tratado de forma geral, você poderá incluir em sua argumentação o rompimento da barragem, o Acordo de Paris, a liberação de agrotóxicos perigosos e outros.

- Cuidado quando escrever sobre temas com viés político para não tomar partido. O tom deve ser imparcial, você precisa argumentar e contra-argumentar, não defender uma ideologia.

- É preciso estar sempre bem informado sobre os acontecimentos importantes do Brasil e do mundo.

- Pesquise a fundo as notícias, para não se basear em uma fake news.

- Use fortes argumentos para defender suas ideias e propor soluções. Exemplo: se você for falar sobre o abandono de animais, pegue casos como o da Holanda, que se tornou o primeiro país sem animais abandonados.

Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/enem/possiveis-temas-de-redacao-enem-2019.

Comentários