Pitanga promove 3ª Caminhada do Outubro Rosa

A secretária de Saúde de Pitanga convida população para participar de evento

A secretária de Saúde de Pitanga convida população para participar de evento

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga promove nessa sexta-feira, dia 11 de outubro, a partir das 13h00, a 3ª Caminhada do Outubro Rosa, evento que marca o mês de conscientização sobre o câncer de mama. A mobilização sairá de frente à praça da igreja matriz Sant’Ana e seguirá até o Centro de Eventos do Lago Miguel Adur Filho. As primeiras 400 mulheres que levarem um quilo de alimento não perecível irão receber uma camiseta da campanha. Os alimentos serão direcionados ao Hospital São Vicente de Paulo e ao Lar dos Idosos Sant’Ana.

No local, será realizada uma palestra sobre a saúde da mulher, com a médica Ana Paula, e solicitações de mamografias. No encerramento, será servido um café da tarde. “O objetivo do evento é alcançar o maior número possível de mulheres”, disse a secretária de Saúde, Emily Sakurai.

Ela comenta que a campanha preventiva realizada pela saúde municipal tem alcançado bons resultados, seja na detecção precoce de câncer, como no encaminhamento ágil aos centros de referência no tratamento da doença. “Temos conseguido atingir um público que não estava nas unidades de saúde e alertar para os cuidados com esse tipo de doença”, frisa a secretária.

Além da mobilização com a caminhada do Outubro Rosa, as unidades de saúde de Pitanga irão funcionar em horário especial entre os dias 7 e 10 de outubro, das 17h30 às 20h00, para o atendimento das mulheres que trabalham e que não conseguem comparecer ao local durante o dia. Além dos exames preventivos, também serão feitas solicitações de mamografias para as mulheres acima dos 50 anos.

Além da Secretaria de Saúde, o trabalho também está envolvendo órgãos como a subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Coamo, que se mobilizou e permitiu que algumas mulheres da unidade participem da caminhada, e arrecadou 40 quilos de alimentos que serão incorporados à campanha.

Comentários