Cultura indígena é apresentada em 2º evento cultural do NRE de Ivaiporã

Evento esportivo e cultural kaingang é promovido pelo Nre de Ivaiporã. Por: Antonello Nadal

Evento esportivo e cultural kaingang é promovido pelo Nre de Ivaiporã

Fonte: Antonello Nadal

O Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, em conjunto com os colégios estaduais indígenas Sérgio Krigivaja Lucas e Cacique Gregório Kaekchot, promoveu na sexta-feira, 4 de outubro, no Estádio Manoel Fernandes Silva, em Ivaiporã, o 2º Evento Cultural Esportivo Kaingang do NRE de Ivaiporã, voltado ao povo kaingang do Vale do Rio Ivaí.

O evento tem o objetivo de fortalecer a cultura indígena da etnia kaingang e contou com participação dos profissionais da educação e dos estudantes do colégio estadual indígena Sérgio Krigrivaja Lucas, da Terra Indígena Faxinal, do município de Cândido de Abreu e Cacique Gregório Kaekchot, da Terra Indígena Ivaí, do município de Manoel Ribas.

A abertura do evento contou com as presenças do coordenador de gestão de núcleos da Secretaria Estadual de Educação, Claus Marchiolli; chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Valber Clarimundo; assistente de chefia, Anuar Paracat; coordenadora da equipe de ensino, Sandra Manesco; diretora municipal de Educação, Rose Sirço, que na ocasião representou o prefeito Miguel Amaral; diretor municipal de Esporte, Edgar Aguiar; técnico disciplinar de Educação Física e coordenador esportivo do evento, Ewerton Davy Marques; técnica pedagógica da educação indígena e organizadora do evento, Josimara Azevedo; além do cacique da Terra Indígena Ivaí, Joel Brun; cacique da Terra Indígena Faxinal, José Pinheiro; professores e diretores dos dois colégios.

O chefe do NRE de Ivaiporã, Valber Clarimundo, deu boas-vindas aos participantes e declarou aberto os jogos indígenas. “Agradeço a participação de todos os envolvidos e das duas tribos indígenas que fazem esse evento acontecer, assim como a comunidade. Que essa competição possa crescer cada vez mais”, afirmou o chefe do NRE de Ivaiporã.

A técnica pedagógica da educação indígena do NRE de Ivaiporã, Josimara Azevedo, destacou que o objetivo é fortalecer a cultura indígena kaingang na região, prevenindo o preconceito contra as etnias.

Ao longo do dia, os estudantes participaram de jogos tradicionais indígenas como corrida de 100 metros; corrida da tora de 70 quilos; arremesso de lança; flecha à distância; cabo de força; luta corporal masculino e feminino A e B em idade escolar.

O técnico disciplinar de Educação Física e coordenador esportivo do evento, Ewerton Davy Marques, agradeceu os acadêmicos de educação física da UEM e da UNOPAR que auxiliaram no evento.

Os alunos apresentaram a dança cultural de cada terra indígena e houve exposição de trabalhos sobre a história do povo Kaingang da Terra Indígena Ivaí e Terra Indígena Faxinal, além de venda de artesanatos produzidos pelos indígenas.

Estudantes participam da corrida da tora de 70 quilos

Estudantes participam da corrida da tora de 70 quilos

Comentários