Violência contra mulher e outubro rosa são abordados no 2º Chá da Primavera

Médica Flávia Cavalheri apresenta dados de violência contra mulher. Por: Antonello Nadal

Médica Flávia Cavalheri apresenta dados de violência contra mulher

Fonte: Antonello Nadal

O Sistema Fecomércio Sesc/Senac Paraná e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ivaiporã (CMEG) promoveram no sábado, 5 de outubro, no salão Coma Bem, o 2º Chá da Primavera.

Na abertura do evento, a médica ginecologista e obstetra do Instituto de Saúde Lucena Sanchez, Flávia Cavalheri, ministrou uma palestra com o tema “A violência contra a mulher”, visto que o Brasil é o 5º país do mundo em violência contra a mulher e o Paraná ocupa a 3ª colocação no ranking nacional, com registro de 89 casos por dia e 13 casos de feminicídio por mês.

Segundo as estatísticas apresentadas pela médica, a cada 16 minutos uma mulher é agredida no Estado do Paraná, e em 49,8% dos casos os agressores são os próprios companheiros da vítima. Na sequência aparecem desconhecidos (31,2%); conhecidos da família (15,3%) e vizinhos (3,7%).

Flávia Cavalheri frisou que violência contra a mulher é todo ato que resulte em morte ou lesão física, sexual ou psicológica contra mulheres, tanto na esfera pública ou privada. São exemplos disso, violência sexual, violência doméstica e o feminicídio, que têm crescido assustadoramente nos últimos tempos. “A falta de orientação e de denúncia geram esse tipo de violência, que só acontece porque as mulheres têm medo do agressor voltar e fazer coisa pior. Algumas até denunciam, mas por se sentirem ameaçadas, acuadas e até dependentes do agressor, retiram a queixa”, explicou.

A médica também falou sobre o Outubro Rosa, abordando sobre a prevenção de doenças como o câncer de mama e o câncer do colo de útero. “O Brasil também têm índices elevados de câncer de mama, mas quando diagnosticado a paciente têm acesso rápido ao tratamento”, completou a médica, lembrando que mulheres entre 40 e 60 anos são as que apresentam o maior índice da doença.

Na sequência, houve bingo onde as participantes ganharam brindes ofertados pelo comércio, e foi servido um café colonial.

De acordo com a presidente da Câmara da Mulher de Ivaiporã, Sônia Valoto, o 2º Chá da Primavera contou com aproximadamente 200 mulheres e foi um sucesso. “Elas passaram uma tarde agradável, ganharam brindes e se divertiram”, afirmou a presidente.

Ainda segundo a presidente, o trabalho desenvolvido pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ivaiporã visa movimentar o comércio local.

Diretoras da Câmara da Mulher de Ivaiporã fazem abertura do 2º Chá da Primavera

Diretoras da Câmara da Mulher de Ivaiporã fazem abertura do 2º Chá da Primavera

Comentários