Violência contra mulher e outubro rosa são abordados no 2º Chá da Primavera

Médica Flávia Cavalheri apresenta dados de violência contra mulher. Por: Antonello Nadal

Médica Flávia Cavalheri apresenta dados de violência contra mulher

Fonte: Antonello Nadal

O Sistema Fecomércio Sesc/Senac Paraná e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ivaiporã (CMEG) promoveram no sábado, 5 de outubro, no salão Coma Bem, o 2º Chá da Primavera.

Na abertura do evento, a médica ginecologista e obstetra do Instituto de Saúde Lucena Sanchez, Flávia Cavalheri, ministrou uma palestra com o tema “A violência contra a mulher”, visto que o Brasil é o 5º país do mundo em violência contra a mulher e o Paraná ocupa a 3ª colocação no ranking nacional, com registro de 89 casos por dia e 13 casos de feminicídio por mês.

Segundo as estatísticas apresentadas pela médica, a cada 16 minutos uma mulher é agredida no Estado do Paraná, e em 49,8% dos casos os agressores são os próprios companheiros da vítima. Na sequência aparecem desconhecidos (31,2%); conhecidos da família (15,3%) e vizinhos (3,7%).

Flávia Cavalheri frisou que violência contra a mulher é todo ato que resulte em morte ou lesão física, sexual ou psicológica contra mulheres, tanto na esfera pública ou privada. São exemplos disso, violência sexual, violência doméstica e o feminicídio, que têm crescido assustadoramente nos últimos tempos. “A falta de orientação e de denúncia geram esse tipo de violência, que só acontece porque as mulheres têm medo do agressor voltar e fazer coisa pior. Algumas até denunciam, mas por se sentirem ameaçadas, acuadas e até dependentes do agressor, retiram a queixa”, explicou.

A médica também falou sobre o Outubro Rosa, abordando sobre a prevenção de doenças como o câncer de mama e o câncer do colo de útero. “O Brasil também têm índices elevados de câncer de mama, mas quando diagnosticado a paciente têm acesso rápido ao tratamento”, completou a médica, lembrando que mulheres entre 40 e 60 anos são as que apresentam o maior índice da doença.

Na sequência, houve bingo onde as participantes ganharam brindes ofertados pelo comércio, e foi servido um café colonial.

De acordo com a presidente da Câmara da Mulher de Ivaiporã, Sônia Valoto, o 2º Chá da Primavera contou com aproximadamente 200 mulheres e foi um sucesso. “Elas passaram uma tarde agradável, ganharam brindes e se divertiram”, afirmou a presidente.

Ainda segundo a presidente, o trabalho desenvolvido pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ivaiporã visa movimentar o comércio local.

Diretoras da Câmara da Mulher de Ivaiporã fazem abertura do 2º Chá da Primavera

Diretoras da Câmara da Mulher de Ivaiporã fazem abertura do 2º Chá da Primavera