Prefeitura de Pitanga reinaugura ESF de São João da Colina

Maicol Barbosa, Emily Sakurai, Marlene Soares e Eloy Ottoni descerram placa inaugural

Maicol Barbosa, Emily Sakurai, Marlene Soares e Eloy Ottoni descerram placa inaugural

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga reinaugurou na sexta-feira, dia 27 de setembro, a Estratégia Saúde da Família (ESF) de São João da Colina, distante cerca 25 quilômetros da área urbana do município. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 92 mil, conquistado junto ao Governo do Estado, por intervenção do deputado estadual Alexandre Curi. Com os recursos, a prefeitura praticamente dobrou o tamanho da unidade, que passa a contar com mais de 90 m², abrigando sala de vacina, cadeira odontológica, consultório médico, entre outros.

Além disso, o município investiu mais de R$ 19 mil na compra de equipamentos e mobiliários para a oferta de novos serviços na comunidade, como vacinação e atendimento odontológico.

A ESF conta com equipe completa para o atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e abrange a comunidade Pitanga Abaixo, Barra Preta, Marrequinha, Assentamento Vale da Serra.

A solenidade contou com a presença do prefeito Maicol Barbosa; da secretária municipal de Saúde, Emily Sakurai; das vereadoras Eloy de Lurdes Ottoni e Marlene Soares; da comunidade local e lideranças.

A secretaria municipal de Saúde, Emily Sakurai, disse que a localidade precisava desse investimento, que vai facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. “Vamos continuar com as estratégias do programa, como as ações do Hiperdia, consultas médicas, atendimentos de enfermagem, visitas domiciliares, entre outros que a gente desenvolve aqui”, comenta Emily Sakurai.

Ela ressalta que essa melhoria possibilita que os serviços de saúde fiquem mais próximos dos moradores da área rural. “Sabemos das dificuldades que muitos têm de ir à cidade para fazer as consultas e, com esta obra, conseguimos tornar a saúde mais resolutiva”, disse.

Em função do tamanho do território, a prefeitura mantém 10 ESF´s ou UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) no interior do município.

A vereadora Marlene Soares, que representa a comunidade, comentou que sempre sonhou em ver a unidade reformada, especialmente porque trabalha nesse local há 25 anos e, apesar de o atendimento sempre ser carregado de carinho e dedicação, tudo era feito de forma improvisada, já que o espaço não era adequado, além da falta de equipamentos e dos móveis antigos. “Agora vamos conseguir oferecer um bom atendimento às pessoas e acolher melhor os usuários dos serviços, graças ao apoio que temos recebido do prefeito Maicol Barbosa”, frisa a vereadora.

O prefeito Maicol Barbosa ressaltou que essa obra é uma reivindicação antiga da vereadora Marlene Soares e os recursos aplicados foram conquistados junto ao Governo do Estado. Ele ressaltou que a saúde vem sendo uma prioridade da atual gestão e que várias unidades de saúde estão passando por melhorias e ampliações, tendo como foco justamente a melhoria no atendimento à população.

Emily Sakurai convida equipe da Secretaria de Saúde para foto em frente ao Esf de São João da Colina

Emily Sakurai convida equipe da Secretaria de Saúde para foto em frente ao Esf de São João da Colina

Comentários