Curso de Enfermagem da Fatec realiza cerimônia da passagem da lâmpada

Alunos do curso de Enfermagem da Fatec participam da solenidade de passagem da lâmpada

Alunos do curso de Enfermagem da Fatec participam da solenidade de passagem da lâmpada

A Fatec de Ivaiporã, no dia 26 de setembro, realizou a cerimônia de passagem da lâmpada, que marca um momento histórico tanto para a formação do curso de Enfermagem como para a profissão.

A cerimônia foi realizada no auditório da Fatec e envolveu os alunos do 7º período e contou com a participação da enfermeira Naomi Kawano, da professora do curso Edla Danielle Pinheiro Capelari Vicenti, da diretora acadêmica Grasiéla Nogueira e do coordenador pedagógico Roni Ferreira.

O coordenador do curso, João Felipe Marques, disse que essa é uma solenidade simbólica, que representa a passagem do conhecimento e a permanência do cuidado da enfermagem. Ele lembra que esse momento é um resgate da história da enfermagem, quando, durante a Guerra da Criméia, a precursora da profissão, Florence Nightingale, visitava os doentes e utilizava uma lâmpada para iluminar o caminho. “Por isso, essa cerimônia representa a passagem da luz e do conhecimento dos professores para os alunos e de uma turma para a outra, para que essa luz nunca se apague e o conhecimento seja transmitido”, frisa.

Para marcar a solenidade com a primeira turma da Fatec, a enfermeira Naomi Kawano foi homenageada e responsável pela passagem da lâmpada aos alunos. “Os alunos têm ainda uma trajetória a ser cumprida, mas essa solenidade dá um gás no curso e faz com que eles se envolvam mais com a profissão, já que, a partir de agora, eles intensificam a parte prática e entendem a responsabilidade e determinação que precisam ter para cumprir com a profissão”, frisa o coordenador do curso.

João Felipe Marques comanda solenidade de passagem da lâmpada

João Felipe Marques comanda solenidade de passagem da lâmpada

A diretora acadêmica da Fatec, Grasiéla Nogueira, ressalta que esse é um marco para o curso de Enfermagem, onde os alunos depositaram toda a confiança no curso e na instituição. “No curso de Enfermagem, a passagem da lâmpada é um momento importante e simboliza para os alunos a passagem para o ato das práticas”, cita.

Ela comenta que boa parte dos alunos já está inserida no mercado de trabalho, dentro dos hospitais e centros de saúde, e isso demonstra o resultado que a Fatec tem conseguido e o comprometimento dos próprios acadêmicos.

A homenageada da solenidade, Naomi Kawano, fez um relatório dos 52 anos como enfermeira formada e a maior parte dessa história realizada em Ivaiporã. Ela lembrou as dificuldades no início do trabalho na cidade e as pessoas que foram pioneiras e ajudaram a desenvolver a enfermagem no município.

Edla Capelari Vicente é homenageada pela turma

Grasiéla Nogueira destaca importância do momento para curso

Naomi Kawano relata história da Enfermagem na região

Acadêmica Ana Lúcia fala em nome da turma

Alunos recebem a lâmpada dos professores do curso e da enfermeira Naomi Kawano, homenageada pela turma

Comentários