Câmara técnica do agronegócio debate agroindústrias

Integrantes da Câmara Técnica debatem ações para o agronegócio

Integrantes da Câmara Técnica debatem ações para o agronegócio

A Câmara Técnica da Agricultura, ligada ao Codesi (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ivaiporã), realizou, na semana passada, uma reunião técnica com integrantes da sociedade civil organizada e com representantes do poder público municipal e estadual, com o objetivo de aprofundar ações voltadas a aumentar a comercialização dos produtos criados pelas agroindústrias do município.

O coordenador do Codesi, Marcus Wielewski, comenta que durante o Seminário Ivaiporã 2030, realizado em 2014, o setor de agricultura levantou uma demanda para incentivar o desenvolvimento de agroindústrias no município. Ele destaca que algumas ações já tiveram início, mas ainda de forma tímida, e que é necessário aumentar a presença desses produtos para comercialização, mas dentro do que prevê a legislação e regulamentação da Vigilância Sanitária.

O direcionamento do debate foi realizado pelo extensionista da Emater, Carlos Eduardo dos Santos, que é especialista na formação de agroindústrias, e tem orientado os municípios e produtores na formação dessas estruturas. Segundo Wielewski, a partir da reunião, novas ações serão realizadas para o desenvolvimento de agroindústrias, tendo com exemplo, algumas experiências bem sucedidas que já ocorrem em Ivaiporã. “A ideia é juntar forças e convidar os proprietários das agroindústrias para conhecer esse projeto e sensibilizá-los, para que eles possam aderir às normas definidas pela Vigilância Sanitária e, com isso, trabalhar a reestruturação da produção rural”, comenta o coordenador do Codesi.

Comentários