Projeto incentiva educação para Cidadania

Eloy Ottoni – presidente da Câmara de Vereadores de Pitanga

Eloy Ottoni – presidente da Câmara de Vereadores de Pitanga

A Câmara de Vereadores de Pitanga deu inicio, na semana passada, ao projeto Educação para a Cidadania, que visa, entre outros objetivos, contribuir para a educação política e de cidadania; aproximar a sociedade do poder legislativo; envolver a população no debate e na busca de soluções para os problemas sociais e divulgar o funcionamento e atribuições dos poderes legislativo e executivo, onde os participantes possam conhecer o real papel do vereador e incentivar o desenvolvimento de ações de cidadania por meio dos grêmios estudantis.

A presidente da Câmara de Vereadores de Pitanga, Eloy de Lurdes Ottoni Pauloski, comenta que esse projeto surgiu diante do desencanto da população com o meio político e pela falta de credibilidade que as instituições políticas, como prefeitura e câmara de vereadores, têm na opinião geral das pessoas. “Queremos resgatar isso e fazer com que os jovens compreendam o papel do cidadão e do político, especialmente na responsabilidade que tem com as ações de desenvolvimento do cidadão e, por isso, estamos desenvolvimento esse programa”, comenta.

A atividade será realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Pitanga. As instituições de ensino estão sendo incentivadas a realizar um cronograma de visitas ao legislativo, onde serão recepcionadas por servidores da Câmara, participarão de palestra e receberão uma cartilha esclarecendo a função do vereador, a democracia e as atribuições do poder legislativo. Para evitar que haja uma conotação política, as visitas serão sempre coordenadas por funcionários da Câmara. Os vereadores podem acompanhar, mas só poderão ser manifestar caso sejam questionados pelos alunos.

O projeto visa alcançar cerca de 1,5 mil pessoas e as primeiras iniciativas começam nos próximos dias. Após a visita à Câmara, os alunos serão incentivados a voltar às escolas e, por meio dos grêmios estudantis ou das organizações escolares, desenvolver ações como seminários, palestras ou teatro buscando mostrar a importância dessa organização social.

Comentários