38ª Semana Literária é realizada no Sesc Paraná

Semana literária busca promover reflexões sobre literatura e os tempos atuais. Por: Antonello Nadal

Semana literária busca promover reflexões sobre literatura e os tempos atuais

Fonte: Antonello Nadal

Iniciou na segunda-feira, 23 de setembro, e vai até sábado, dia 28, a 38ª edição da Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro, considerada uma das maiores e tradicionais feiras e encontros literários do Brasil. O evento ocorre simultaneamente em 24 cidades paranaenses, incluindo Ivaiporã, cujas atividades acontecem na própria unidade.

Neste ano, a programação traz como tema central “Literatura: vozes para (re)criar o mundo”. Em Ivaiporã, a semana dedicada à literatura conta com apoio da Cissa Papelaria, responsável pela comercialização dos livros da feira, que vão desde obras infantis até obras adultas, com preços acessíveis para os leitores e futuros leitores.

A Semana Literária propõe uma reflexão sobre a importância do livro, da literatura e das formas de se expressar na sociedade. “A proposta é provocar o público a pensar sobre se realmente nós podemos dizer tudo que queremos, se tudo que é dito é aceito, de que forma o que dizemos pode mudar o mundo”, ressaltou a técnica de atividades na área de cultura do Sesc Ivaiporã, Bruna Almeida.

De acordo com Bruna, a ideia da Semana Literária é despertar o interesse pela leitura. “Em uma semana não vamos conseguir mudar hábitos de leitura, mas a ideia é provocar o interesse e a curiosidade pela leitura. Todos os contadores de história que estão aqui também são escritores e isso ajuda a despertar o interesse do público alvo”, frisou.

Durante seis dias serão promovidas atividades, entre contação de histórias, oficinas de criação literária, exibição de filmes baseados em obras literárias como Com amor Van Gogh, Tropicália, O Bem Amado e A Erva do Rato, baseada em contos de Machado de Assis; além de bate-papos e lançamento de livros.

A abertura do evento ocorreu na segunda-feira, dia 23, com o espetáculo de contação de histórias O que existe por trás da parede, com Vanessa Meriqui. A terça-feira, 24 foi dedicada a oficinas de criação literária. Na quarta-feira, dia 25, a escritora Fernanda Munhão participa das 08h30 às 14h30, da contação de histórias, Histórias de Afeto e na sequencia, às 15h15 ela participa de um bate-papo com o público sobre os desafios de ser escritora e contadora de histórias profissional. No dia 26, quinta-feira, das 08h30 às 14h30 acontece Contos de Sabedoria Africana – contação de histórias com a Companhia Tricotando Palavras; Encontro com a escritora Rosana Rios, às 15h00, sobre a trajetória e biografia dela; e às 20h00, mesa redonda com os escritores Daniel Galera e Rodrigo Garcia Lopes sobre Literatura e Liberdades. E na sexta-feira, dia 27, das 08h30 às 14h30, contação de historias com a Companhia Mapinguary, e às 20h00, encontro com a escritora Lia de Itamaracá.

A programação completa da unidade de Ivaiporã pode ser conferida no site https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Comentários