Preocupação com a dengue deixa Vigilância Sanitária em alerta em Arapuã

Equipes da dengue trabalham na colocação de telas em residências do Bem-te-vi

Equipes da dengue trabalham na colocação de telas em residências do Bem-te-vi

A preocupação com a epidemia de dengue que atingiu o município de Arapuã no primeiro semestre, especialmente na comunidade de Bem-te-vi, tem feito a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, estar em alerta para evitar novos casos da doença.

Uma das medidas já adotadas pelos técnicos da Vigilância Sanitária foi a colocação de telas sintéticas na abertura das caixas d’água e cisternas das residências do bairro rural, principalmente nas caixas que não tampas. Essa medida evita que os mosquitos utilizem esses locais para a procriação.

No bairro, foram confirmados 59 casos positivos para dengue, que colocou o município como endêmico para a doença e o local também foi cadastrado junto ao Ministério da Saúde. Agora, a prefeitura precisa realizar ações constantes de prevenção. “Um dos maiores problemas que estávamos enfrentando no local era justamente a falta de tampa nas caixas d’água e, colocando essas telinhas para fazer a proteção, conseguimos evitar a proliferação desse mosquito”, comenta a agente de endemias, Fabiene Barbosa.

Ela explica que os profissionais têm visitado constantemente os moradores, para orientá-los sobre o acúmulo de lixo e depósitos de entulhos, especialmente com recipientes que possam acumular água. “Temos pedido para que as pessoas lavem as caixas d’água para evitar que os mosquitos depositem seus ovos”, comenta.

A ideia é que, até o final do ano, seja realizado um novo arrastão de limpeza em Arapuã e também no bairro rural de Bem-te-vi. A orientação das equipes é que os moradores continuem tirando 10 minutos por semana para averiguar todo o quintal, observar se existe algum depósito com água e, quando retornar a chuva, fiquem atentos à possibilidade de surgir novos criadouros para o mosquito.

Fabiene Barbosa ressalta que, dependendo do andamento das ações, se houver necessidade, será possível a realização de novas palestras educativas e de orientação à população de Arapuã.

Comentários