José Sawczuk é homenageado no Centenário da Igreja Senhor Bom Jesus

Família Sawczuk faz parte da história da Paróquia Senhor Bom Jesus

Família Sawczuk faz parte da história da Paróquia Senhor Bom Jesus

A família Sawczuk tem uma ligação muito forte com a história da Igreja Senhor Bom Jesus de Cândido de Abreu. Além de todo o trabalho da professora aposentada Leocádia Sawczuk Furman, no resgate da cultura polonesa e da história desses imigrantes e descendentes com a criação do município, outros integrantes da família, ao longo do tempo, tiveram um papel muito importante na construção do centenário de evangelização do município e também na fundação da paróquia local.

Esse trabalho de evangelização, que começou em 1919 e nesse ano comemora seu centenário, teve em um dos momentos, uma homenagem à família Sawczuk. José Sawczuk é a única pessoa, ainda em vida, que fez parte da primeira diretoria da Igreja Senhor Bom Jesus e foi homenageado durante as comemorações do centenário.

Segundo a professora e historiadora Leocádia Furman, as atas e registros históricos da igreja demonstram que José Sawczuk foi o primeiro secretário da comissão da igreja, fundada em 1964, e o tio, já falecido, Czeslau Sawczuk, foi o primeiro tesoureiro. Os registros são assinados pelo padre Mathias Podsiadlo, sendo que o primeiro presidente foi Fredolin Alves Batista que, na época, recebeu do bispo Dom Antonio Mazarotto, o direito do uso das faculdades eclesiásticas da Paróquia de Cândido de Abreu.

Em maio de 1965 foi constituída, pelo então bispo Dom Geraldo Pellanda, a nova comissão, que ficou até 1966, sendo que José Sawczuk foi nomeado como presidente.

Os demais integrantes foram:

Vice-presidente:

Altair Manosso

Secretários:

Jacir Correia Pereira e João Przybylowski Filho

Tesoureiros:

Vergílio Correia dos Santos e João Lucif

Conselheiros:

Guilherme Heil, Nilceu Vieira de Souza e Estanislau Madejowicz

“Já são passados 54 anos desde a fundação da paróquia e, consequentemente, aqueles jovens senhores que compuseram a nova comissão, hoje, são falecidos e apenas José Sawczuk, 87 anos, que está vivo e é merecedor desta homenagem que lhe dedicamos neste momento”, ressalta Leocádia Furman.

José Sawczuk recebe título de honra ao mérito como primeiro presidente do Conselho Paroquial

José Sawczuk recebe título de honra ao mérito como primeiro presidente do Conselho Paroquial

Comentários