Departamento Municipal de Saúde e Colégio Barbosa Ferraz previnem doenças crônicas

Testes de glicose são realizados durante ação de prevenção a doenças crônicas. Por: Antonello Nadal

Testes de glicose são realizados durante ação de prevenção a doenças crônicas

Fonte: Antonello Nadal

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Saúde, em parceria com o curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, promoveu nos dias 4 e 5 de setembro, uma ação pública voltada à população, com orientações e informações sobre qualidade de vida, diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes.

O enfermeiro do Departamento Municipal de Saúde, João Felipe Marques, explicou que a atividade faz parte das ações desenvolvidas no Agosto Azul, campanha de prevenção e promoção à saúde do homem, mas também um alerta para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. “Verificamos pressão, fizemos testes de glicose, demos orientações de como prevenir hipertensão e diabetes”, informou o enfermeiro, que também é professor do Colégio Barbosa Ferraz.

João Felipe Marques informou que as doenças crônicas são a principal causa de mortalidade no Brasil e no Estado do Paraná, principalmente as doenças cardiovasculares. “A patologia de base para quem tem infarto, AVC ou desenvolve insuficiência renal são hipertensão ou diabetes, por isso, o objetivo dessa ação foi fazer o diagnóstico primário para que se a pessoa tenha essas doenças inicie o tratamento”, completou.

Comentários