IBGE realiza reuniões de planejamento para Censo 2020

Thayara Oliveira explica objetivo das reuniões de planejamento do Censo 2020. Por: Antonello Nadal

Thayara Oliveira explica objetivo das reuniões de planejamento do Censo 2020

Fonte: Antonello Nadal

Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão planejando o Censo Demográfico, previsto para acontecer em agosto de 2020. Por isso, o IBGE já fez o mapeamento da base territorial e deve concluir, até o final de setembro, um cronograma de reuniões nos 14 municípios da área de abrangência da agência de Ivaiporã.

A primeira reunião aconteceu no início do mês, na Prefeitura de Jardim Alegre, e assim como nos outros 13 municípios que serão visitados, o objetivo é fazer o levantamento e planejamento de trabalho do Censo 2020, além de divulgar e levar ao conhecimento da população que o Censo será realizado. “Estamos começando o planejamento estrutural para receber o pessoal que irá trabalhar no Censo 2020, que vai de agosto a outubro do ano que vem, com a coleta de campo. No entanto, precisamos preparar os postos de coleta ou subárea antecipadamente”, comentou a coordenadora de área do IBGE, Thayara Cristina Oswald de Oliveira.

O Censo terá início em 1º de agosto de 2020. Até lá será realizado processo seletivo para contratação da equipe, treinamento e preparação para início do processo. A previsão é que ainda em setembro seja divulgado o Processo Seletivo Simplificado (PSS), que ofertará uma vaga para Ivaiporã e uma vaga para Faxinal, enquanto as vagas para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) estão previstas para serem abertas em fevereiro e, para recenseadores, o PSS deve abrir em março. “Há uma previsão de contratação de mais de 100 pessoas para atender os 14 municípios da agência”, afirmou a coordenadora.

Thayara Oliveira destacou a importância das reuniões e da atualização dos dados do Censo 2020. “Queremos que a população tome ciência que a pesquisa deve ser respondida corretamente, gerando renda para o município, o que beneficia toda a população. O IBGE espera mostrar a realidade do Brasil, tendo em vista que há 10 anos não é realizada a pesquisa”, afirmou.

Comentários