Lunardelli incentiva a educação no trânsito

Servidores da secretaria de Saúde simulam atendimento no trânsito

Servidores da secretaria de Saúde simulam atendimento no trânsito

As secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social de Lunardelli realizaram, na semana passada, uma atividade de conscientização e educação no trânsito, que contou com o apoio da 38ª Ciretran de Ivaiporã, do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã e da Polícia Militar de Lunardelli.

A ação simulou três situações de acidente, em frente à igreja matriz, envolvendo, principalmente, atropelamento de pedestres. Segundo a farmacêutica do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Simone Rezende, a atividade atende ao direcionamento estadual, que solicita ações na semana do trânsito e também relacionadas ao Maio Amarelo, que prevê pelo menos 12 iniciativas que devem ser realizadas durante o ano, com foco na educação de pedestres e motoristas.

As simulações foram assistidas pelos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil da rede pública do município, que foram alertados sobre o uso incorreto do celular no trânsito, a atenção ao atravessar a rua e o uso da faixa de pedestres. “Procuramos trabalhar de forma lúdica para que as crianças entendam como funcionam os procedimentos de atendimento em caso de atropelamento e acidente grave e como prevenir essas situações”, disse a farmacêutica.

Para o prefeito Reinaldo Grola, essa união das secretarias envolvidas é importante, como um ato de conscientização, já que Lunardelli é uma cidade pequena, mas que aos finais de semana recebe muitos visitantes. Ele salienta que esta instrução também serve para que as crianças, ao irem para uma cidade maior, saibam como se comportar no trânsito e sejam respeitadas. “O que temos visto é muitos motoristas não têm nenhuma responsabilidade, andam em alta velocidade e fazem manobras muito perigosas, colocando suas vidas e de outras pessoas em risco e, por isso, essa campanha é fundamental para a conscientização de toda a população”, comenta Reinaldo Grola.

Comentários