Festival Paralímpico reúne competidores de todo o Paraná em Ivaiporã

Atletas participam da abertura do Festival Paralímpico

Atletas participam da abertura do Festival Paralímpico

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou na quarta-feira, dia 28 de agosto, a 6ª edição do Festival Paralímpico, que reuniu mais de 630 competidores de 33 escolas de todo o Paraná. Junto ao evento, foi realizada a seletiva para a disputa do Campeonato Sulamericano Paralímpico, que teve a participação de aproximadamente 30 atletas de vários estados, que disputaram as vagas na competição internacional, nas provas dos 80 metros rasos, arremesso do peso e salto em distância. O evento, organizado pelo curso de Educação Física da UEM, contou com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã, Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Sesc (Serviço Social do Comércio) e Governo do Estado, que nesse ano cedeu a premiação e alimentação aos participantes.

Vice-prefeito Ilson Gagliano

Vice-prefeito Ilson Gagliano

O organizador do evento, professor Ricardo Carminato, comentou que esse evento vem crescendo a cada ano e atraindo mais escolas participantes, em função da qualidade e comprometimento que todos os envolvidos têm. “Nós nos dedicamos o ano todo para que esse evento aconteça e temos o cuidado e carinho no atendimento que damos às escolas e o respeito com todos os participantes”, comenta. Esse cuidado, inclusive, fez com que a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais validasse o Festival Paralímpico como seletiva para o Sulamericano. “Com essa chancela, podemos dizer que, de fato, esse é um evento de caráter internacional”, disse Carminato.

Ele ressalta que outro aspecto importante desse evento é que ele não conta apenas com atletas que visam o resultado, mas também aqueles que vislumbram apenas participar do evento e se sentir como um competidor, pelo menos um dia no ano.

Fernanda Porto Samparolli – diretora da Uem

Fernanda Porto Samparolli – diretora da Uem

O representante do IPCE (Instituto Paranaense de Ciência do Esporte), Emerson Venturini, ressaltou que o apoio do Governo do Estado para esse evento dará um retorno incalculável, que o festival cresça em importância a cada ano.

O vice-prefeito de Ivaiporã, Ilson Gagliano, disse que o Festival Paralímpico coroa uma semana ímpar no esporte para Ivaiporã, que também sediou a fase final dos Jogos Abertos do Paraná (Jap´s) pela primeira vez, evento que reuniu mais de 3 mil atletas e dirigentes e com isso, o município tem se tornado referência no esporte. “Acredito que o festival tem sido importante para integrar toda a sociedade e, hoje, isso é provado”, afirmou.

Ricardo Carminatto – organizador do evento

Ricardo Carminatto – organizador do evento

A diretora do campus da UEM de Ivaiporã, Fernanda Errero Porto Samparolli, ressaltou a satisfação de sediar um evento como esse, que está indo para o sexto ano, e tem sido um exemplo de envolvimento de acadêmicos, professores, num trabalho árduo de envolvimento de todos.

Autoridades participam da abertura do festival

Autoridades participam da abertura do festival

Comentários