Pitanga foca em ações preventivas de saúde

Cerca de 350 homens participaram da ação em Pitanga

Cerca de 350 homens participaram da ação em Pitanga

A Prefeitura de Pitanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem promovido diversas ações visando a prevenção ou detecção precoce de doenças. Um dos eventos que mais tem obtido resultados positivos é o Agosto Azul, que foi realizado pelo terceiro ano consecutivo, na quinta-feira, dia 29 de agosto, e reuniu cerca de 350 pessoas no Centro de Eventos do Lago.

Durante a ação foram realizadas mais de 135 consultas médicas, 230 testes de glicemia e aferição da pressão arterial, 55 exames rápidos para a detecção de DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e 121 vacinações. Para facilitar o acesso dessa população aos serviços de saúde, a secretaria ainda fez a abertura das Unidades de Saúde em horário estendido, entre os dias 26 e 28 de agosto, até as 20h00, para o atendimento exclusivo aos homens, quando foram feitos 148 consultas médicas, 165 vacinações, 68 exames de DST´s e 143 solicitações de exames de PSA, para a detecção precoce de câncer de próstata.

Emily Sakurai – secretária municipal de Saúde

Emily Sakurai – secretária municipal de Saúde

A secretária municipal de Saúde de Pitanga, Emily Sakurai, ressalta que a detecção precoce é importante, pois quanto mais cedo se diagnostica a doença, maior a chance de cura e sobrevida do paciente, além de reduzir os custos do tratamento. Entre os meses de janeiro e junho desse ano, já foram diagnosticados, apenas em Pitanga, 22 homens com câncer de próstata e 27 com câncer de pele. “E isso reforça a nossa preocupação de realizar ações de conscientização para os homens sobre o autocuidado”, cita.

Ela ressalta que a Secretaria Municipal de Saúde tem identificado alta na participação dos homens em evento como o Agosto Azul e também nos atendimentos noturnos e isso requer um planejamento estratégico diferenciado, que será buscar a oferta de atendimento em outros horários, o que está sendo estudado e avaliado pela equipe da secretária.

Combate ao Tabagismo

No dia anterior, a Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga realizou uma ação de sensibilização contra o uso de cigarro, com o tema: “Tabaco ou saúde: O uso do Narguilé”, sendo que a campanha teve como objetivo a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde; o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas e o uso do narguilé foi significativamente associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, coronarianas, doença periodontal e baixo peso ao nascer, além do câncer de boca, bexiga e leucemia.

A ação realizada pelo Nasf-Ab e os demais funcionários da secretaria, na Praça Largo dos Pioneiros, visou a conscientização sobre os efeitos nocivos do uso do tabaco, que se deu com pedágio e panfletagem no período da manhã e, à tarde, com a prática de atividades físicas, como incentivo ao cuidado com a saúde e adesão aos hábitos saudáveis, chegando ao alcance de aproximadamente 250 pessoas entre o turno da manhã e tarde.

Homens tiveram suas carteirinhas de vacinação regularizadas

Homens tiveram suas carteirinhas de vacinação regularizadas

Comentários