Associação de Produtores Rurais recebe equipamentos em Pitanga

Prefeito de Pitanga assina convênio para cessão de uso dos implementos

Prefeito de Pitanga assina convênio para cessão de uso dos implementos

Por meio da Unimap (União Municipal das Associações de Pitanga), cinco associações de produtores rurais das comunidades receberam implementos agrícolas adquiridos pelo município, com emenda do deputado federal Luiz Nishimori. O recurso foi viabilizado por intermédio do vereador José Veres e repassado ao município, que fez a compra de duas carretas basculantes, uma grade, dois trituradores e uma ensilhadeira. O investimento girou em torno de R$ 100 mil. Serão beneficiadas as associações de produtores do Quarteirão Aparecida, Rio Corumbataí, Cinco Encruzilhadas, Lagoa Verde e Pitanga Abaixo, totalizando cerca de 150 famílias.

O presidente da Unimap, Rafael Juliano Kotzmi, disse que, para as associações, esses equipamentos são muito importantes, pois essas entidades são formadas por pequenos produtores rurais, que não têm acesso à aquisição de equipamentos como esses, mas que são muito importantes para o desenvolvimento da produção agrícola. “As associações geralmente são formadas por pequenos produtores e que não conseguem, por conta própria, comprar esses implementos, por isso, esse apoio do governo é fundamental para incentivar o associativismo e promover a manutenção do homem no campo”, comentou o presidente.

O vereador José Veres, que representa o deputado federal em Pitanga, comenta que esse recurso faz parte de uma emenda, no valor de R$ 1 milhão, que Nishimori encaminhou ao município. “Vamos continuar ouvindo os produtores e, se houver necessidade, vamos buscar outros recursos para atender a agricultura familiar e dar assistência às famílias e aos produtores rurais”, frisou.

O secretário de Agricultura de Pitanga, Juliano César Lipovieski, avalia que esses equipamentos são fundamentais para os produtores transformarem os produtos da sua propriedade e agregarem valor, o que traz benefícios para o município. “Com o fortalecimento da Unimap, buscamos apoiar as associações e o desenvolvimento da agricultura familiar, que precisa ter acesso à tecnologia, inovação e capacitação”, disse o secretário de Agricultura.

O prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, frisou que a gestão tem procurado dar atenção especial ao trabalho das cooperativas e associações e fortalecer a parceria do município com essas entidades. “A ideia é trabalhar o fortalecimento das entidades e das cooperativas para aumentar a comercialização dos produtos de Pitanga, pois, hoje, menos de 20% do que é adquirido pelos mercados são produzidos em território de Pitanga. Pretendemos aumentar esse percentual e para isso vamos trabalhar junto às cooperativas para buscar mais recursos”, destaca o prefeito.

Representantes das associações posam em frente aos equipamentos

Representantes das associações posam em frente aos equipamentos

Comentários