Sanepar informa investimentos em Ivaiporã

Luiz Carlos Jacovassi relata investimentos realizados em Ivaiporã

Luiz Carlos Jacovassi relata investimentos realizados em Ivaiporã

Os gerentes regionais da Sanepar Rafael Malaguido (de Londrina) Luiz Carlos Jacovassi (Apucarana), estiveram em Ivaiporã, no dia 22 de agosto, onde participaram de uma reunião convocada pelo Codesi (Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã) e pela Acisi (Associação Comercial Industrial e Serviços de Ivaiporã) para apresentar os investimentos e esclarecer dúvidas sobre o trabalho que é realizado pela empresa no município. A reunião reuniu diversas lideranças da sociedade civil organizada, entre elas o vice-prefeito Ilson Gagliano e o presidente da Acisi – Mauro Merigue, e foi realizada no auditório do Sesc (Serviço Social do Comércio).

O presidente da Associação Comercial informou que o objetivo da reunião com a gerência regional da Sanepar foi para saber sobre os investimentos no município, principalmente, a rede de esgoto. Ele relata que, atualmente, Ivaiporã tem uma cobertura de apenas 14% de esgoto e que algumas cidades menores na região têm mais de 90% deste serviço. “Não entendemos porque isso acontece em Ivaiporã, já que a Sanepar está aqui há muito tempo e sabemos que o município é superavitário para a empresa”, disse Merigue.

Outro problema relatado pelo presidente da Acisi é que muitos comércios não têm mais espaço para ampliar seu sistema de esgotamento sanitário e, como não tem rede de esgoto, acaba inibindo investimentos na cidade. “Também existe o problema das fossas que foram construídas nas calçadas e que estão ficando muito antigas e que podem afundar e, por isso, precisamos de solução”, disse Mauro Merigue.

O vice-prefeito de Ivaiporã Ilson Gagliano, que representou o prefeito Miguel Amaral, que cumpria agenda em Curitiba, cobrou da gerência regional a instalação de água nas residências das comunidades de Cruzeirinho, Santa Luzia e Severiano.

O gerente regional da Sanepar em Londrina, Rafael Malaguido, fez o compromisso de iniciar a instalação dos cavaletes a partir desta semana. Sobre os investimentos em Ivaiporã, ele explicou que estão sendo investidos cerca de R$ 2,3 milhões na rede de distribuição de água, com a construção de um novo reservatório, com capacidade de 1 milhão de litros de água e também a construção de uma estação de tratamento de lodo, na Estação de Tratamento de Água.

Com relação aos investimentos na ampliação da rede de esgoto, a Sanepar projeta um investimento na ordem de R$ 49 milhões, que contempla a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade de tratamento de 72 litros de efluentes por segundo; 81,2 quilômetros de rede coletora; 3 estações elevatórias; e mais de 4,1 mil ligações.

Malaguido comenta que essa aproximação com a comunidade é muito importante, pois, dessa forma, a Sanepar pode apresentar o trabalho que é desenvolvido no município e ouvir as demandas da população e das lideranças. Ainda com relação aos investimentos na rede de esgoto, a Sanepar acredita que o projeto será finalizado ainda nesse ano e, possivelmente, aberto o processo de licitação, e o início da obra da estação de tratamento de esgoto deve acontecer no início do primeiro semestre de 2020.

Autoridades locais discutem investimentos com a Sanepar

Autoridades locais discutem investimentos com a Sanepar

Comentários