Pitanga incentiva amamentação com o Agosto Dourado

Mães realizam mamaço no encerramento da atividade

Mães realizam mamaço no encerramento da atividade

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga promoveu na sexta-feira, 23 de agosto, no Centro Cultural, o evento que marca a realização do Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno. A atividade contou com a presença de um grande número de gestantes, puérperas e mães que estão amamentando, além das autoridades municipais, entre elas, o prefeito Maicol Barbosa; a secretária municipal de Saúde, Emily Sakurai; a presidente da Câmara de Veredores, Eloy de Lourdes Ottoni Pauloski; e equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Foram realizadas palestras, que abordaram os temas: “Fortalecimento dos Vínculos Maternos durante o Aleitamento Materno” e “Técnicas e Posições Adequadas para Amamentação”, além da realização do 2º Mamaço, distribuição e sorteio de brindes.

As atividades do Agosto Dourado tiveram início no ano passado, com a implantação do programa Nascer em Pitanga, onde são formados grupos de gestantes que recebem orientações de diversos profissionais como enfermeiros e fonoaudiólogos, que orientam os processos e ajudam na formação e fortalecimento de vínculos, que começam a ser formados no útero da mãe. “Esses são encontros de grande valia e algumas mães, que já tiveram um filho antes, relatam que o programa tem sido muito importante e se tivessem tido essa orientação na primeira gestação, teriam superado o desafio de amamentar com muito mais facilidade”, relata a secretária Emily Sakurai.

As equipes da Saúde de Pitanga realizam orientação às gestantes e puérperas durante todo o ano, mas, especialmente em agosto, esse trabalho ganha mais atenção, com ênfase na importância do aleitamento para fortalecimento dos vínculos entre mãe e filho e também a prevenção de doenças.

O prefeito Maicol Barbosa ressalta que o trabalho da saúde não é apenas tratar doenças, mas também trabalhar a prevenção, para que o atendimento hospitalar seja buscado pelo cidadão em último caso ou em situações graves e de urgência e emergência. “Queremos tirar o paciente hipertenso e diabético de dentro do hospital e levar para o posto de saúde, para que tenha o atendimento de forma mais preventiva”, ressalta.

Sobre o trabalho de incentivo à amamentação, Maicol Barbosa ressalta que além de fortalecer os vínculos entre mãe e filho, esse processo também ajuda a mulher a ter uma melhoria no seu pós-parto, com a retração mais rápida do útero, redução do sangramento e o retorno do corpo de antes da gestação, além de contribuir para que a criança tenha um desenvolvimento mais adequado da fala, audição e funções neurológicas.

Mulheres recebem orientação sobre amamentação em Pitanga

Prefeito Maicol Barbosa ressalta importância da amamentação para mães

Mães relatam benefícios da amamentação

Maicol Barbosa e Emily Sakurai entregam kits do programa Nascer em Pitanga

Comentários