Oficinas incentivam mulheres a superarem dificuldades

Mulheres participam de oficina de pintura

Mulheres participam de oficina de pintura

O serviço de Assistência Social do município de Lidianópolis está trabalhando com a promoção de oficinas para as mulheres que integram o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O serviço, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Prefeitura de Lidianópolis, é realizado pela assistente social Ludimila Aparecida Martins Bueno, pela psicóloga Natali Frazão e pela facilitadora Rosângela Leal Sobreira, com cinco turmas diferentes. Além da sede do município, as oficinas também estão ocorrendo nas comunidades de Monte Alto, Porto Ubá, Vila Rural e Santo Antônio, que é uma das mais distantes da sede.

Ludimila Bueno comenta que o objetivo do serviço Paif é possibilitar que as famílias consigam reconhecer e resolver suas dificuldades e conflitos por meio da troca de experiência num trabalho em grupo e, juntas, possam construir soluções para melhorar as circunstâncias, sejam elas sociofinanceiras ou de convívio social e comunitário.

“A ideia é que as famílias tenham uma autonomia maior e trabalhamos temas para realizar um processo de reflexão com as mulheres e mostrar o quanto é importante que elas conheçam seus direitos, saibam sobre seus deveres, conheçam as políticas voltadas a elas e também os serviços que oferecidos pelo poder público”, disse a assistente social.

As oficinas de pintura que estão sendo oferecidas fazem parte de um planejamento realizado no início do ano, que tem duração de três meses, onde elas podem reconhecer suas capacidades e trabalhar suas habilidades. “Elas começam a perceber que são capazes de enfrentar qualquer tipo de desafio e desenvolvem suas capacidades manuais e mentais, além de ter a possibilidade de conseguir uma forma de ter um complemento de renda”, comenta.

Os grupos reúnem mulheres com idade entre 15 anos e 84 anos e essa diferença de idade proporciona um intercâmbio interessante entre as gerações.

Comentários