Mais de 3,5 mil mudas de maracujá são distribuídas em Lidianópolis

Produtores e autoridades participam da entrega de mudas em Lidianópolis. Por: Divulgação

Produtores e autoridades participam da entrega de mudas em Lidianópolis

Fonte: Divulgação

A Prefeitura de Lidianópolis, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, realizou na sexta-feira, dia 16 de agosto, a entrega de cerca de 3,5 mil mudas de maracujá para 17 produtores do município, sendo que a maioria realizava o cultivo de tomate. Segundo o prefeito Adauto Mandu, essa é a terceira entrega de mudas feitas pelo município na atual gestão. Ele explica que muitos produtores de tomate estão com dificuldades em manter a produção, já que o tomate está cada vez mais apresentando um grande número de doenças. “Os produtores de tomate estão com dificuldades, em função das doenças e que surgiram e o maracujá vem para repor isso”, cita o prefeito.

Ele ressalta que a opção pelo maracujá para ocupar essas áreas se deve ao fato que essa fruta tem uma rapidez para iniciar a produção e as mudas já saem grande; a expectativa é que, no mês de dezembro, os produtores já comecem a colher as frutas. “Estamos priorizando os produtores que tinham tomate e que pararam com a cultura e precisavam de uma renda mais rápida; e estamos colocando o maracujá no lugar do tomate para não deixar esses produtores desassistidos”, ressalta.

O maracujá está sendo uma boa opção de renda junto com outras frutas, como a goiaba e o abacate, e aprodução e comercialização estão sendo muito boas. “As mudas que foram entregues aos produtores estão sendo produzidas com o apoio da Emater, que está fazendo um acompanhamento, resultando em mudas bonitas e sadias, que vieram em boa hora”, comenta o prefeito.

A opção em produzir uma muda já em tamanho pronto para a produção tem como principal objetivo evitar algumas doenças que têm dificultado a produção de maracujá em outras regiões. “Estamos tendo o acompanhamento da Emater, que tem possibilitado a produção de uma muda de qualidade e contribuindo com a diversificação”, cita o prefeito.

Além das 3,5 mil mudas entregues pela prefeitura, também estão sendo cultivadas, na atual safra, cerca de 10 mil mudas, produzidas pelos produtores de Lidianópolis.

Segundo o secretário municipal de Agricultura de Lidianópolis, Luiz Carlos da Silva, o Casagrande, a vantagem do maracujá é que, além de ser uma cultura rápida e que produz por, pelo menos, cinco meses no ano, ela pode ser cultivada em uma área pequena e tem um grande valor agregado, com um custo de produção relativamente baixo em comparação ao tomate.

Casagrande ressalta que o município não deixou o tomate de lado, mas está trabalhando a produção do tomate semi-orgânico. Além disso, Lidianópolis pretende desenvolver um projeto que vai envolver as principais culturas do município, ajudando tanto na comercialização, como também na produção em quantidade.

Comentários