6º Festival Paralímpico terá número recorde de atletas

Festival oportuniza vivência do esporte paralímpico. Por: Antonello Nadal

Festival oportuniza vivência do esporte paralímpico

Fonte: Antonello Nadal

O 6º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí, organizado pelo curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí, na modalidade de atletismo, acontece no dia 28 de agosto, com abertura a partir das 08h30, no Complexo Esportivo UEM/Sapecadão e término das provas às 16h00, com a premiação dos aproximadamente 600 atletas de 23 municípios e 30 escolas de educação especial e regular. Neste ano, o padrinho da competição, Edevaldo Pereira da Silva, enviará uma mensagem de vídeo direto de Lima, no Peru, onde disputa os Jogos Parapan-Americanos.

O evento supervisionado pelos professores Ricardo Carminato, João Malagutti e Ewerton Marques Silva, conta com apoio da Prefeitura de Ivaiporã, Núcleo Regional de Educação, Sesc e Governo do Estado do Paraná, além de inúmeros patrocinadores.

O festival tem como objetivo estimular a prática do atletismo pelas pessoas com deficiência, promovendo a integração e inclusão social, e dando visibilidade às potencialidades desta população.

Serão disputadas provas de 75, 100, 250, 400, 800, 1500 metros; caminhada de 50 metros; salto em distância, arremesso de peso e pelota para alunos com variados tipos de deficiência.

O professor Ricardo Carminato lembrou que, além dos atletas, estarão envolvidos aproximadamente 50 professores, 50 acadêmicos e 30 voluntários no evento, que é uma identidade do curso de Educação Física do campus de Ivaiporã, reconhecido no Estado e nacionalmente e chancelado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais, com a participação de atletas de outros Estados na seletiva para o Campeonato Sul-Americano. “É um evento de credibilidade pensado para esta população, oportunizando para muitos a primeira vivência no esporte paralímpico. Por isso, agradeço aos parceiros envolvidos por acreditarem no festival e verem que o recurso por eles investido está sendo aplicado em um dia único para essas pessoas. Além disso, realizaremos no mesmo dia a seletiva para o Campeonato Sul-Americano voltado para atletas sub14 categoria T20 DI (deficiência intelectual) e agradeço a CBDI por reconhecer Ivaiporã como um pólo de desenvolvimento do paradesporto, valorizando atletas da região, que poderão participar dessa seletiva com um custo baixo ou zero”, destacou Carminato.

Participarão do 6º Festival Paralímpico de Atletismo do Vale do Ivaí pessoas com deficiência dos municípios de Arapongas, Ariranha do Ivaí, Boa Ventura de São Roque, Borrazópolis, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Ibaiti, Jardim Alegre, Lidianópolis, Mandaguari, Manoel Ribas, Mato Rico, Mauá da Serra, Nossa Senhora das Graças, Pinhão, Pitanga, Quinta do Sol, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São Pedro do Ivaí e Turvo.

Comentários