Karatê de Pitanga coleciona medalhas na Copa dos Campões

Atletas posam com a bandeira de Pitanga durante competição

Atletas posam com a bandeira de Pitanga durante competição

A equipe de karatê de Acokat (Associação Centro Oeste de Karatê-do Tradicional) participou, no início do mês de agosto, da Copa dos Campeões, disputada em Curitiba, que reuniu os campeões regionais de todo o Estado. Pitanga foi representada por 18 atletas, que conquistaram 24 medalhas, sendo 8 de ouro, 8 de prata e 8 de bronze, tanto nas competições individuais de Kata (que é a apresentação de movimentos) e Kumitê (luta), além do kata por equipe.

A sansei Janete Kutczuruba Berton ressaltou que a competição foi de alto nível, já que reuniu apenas os melhores atletas do Paraná, e os karatecas de Pitanga conseguiram competir em pé de igualdade com rivais de todo o Paraná. “A nossa avaliação é muito positiva e demonstra que os nossos atletas estão treinando muito bem e conseguindo excelentes resultados, principalmente em competições de alto nível como essa”, disse.

Janete Berton agradeceu a estrutura disponibilizada pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, comandada pelo secretário Elizeu Vaz, pelo apoio da Prefeitura de Pitanga e de vários parceiros, entre eles o Colégio João Paulo II de Pitanga, onde estuda boa parte dos atletas que medalharam na competição. “Essa é a primeira vez que participamos dessa competição e o resultado foi muito positivo, com várias medalhas para Pitanga”, disse.

A karateca agradeceu também o apoio do Colégio João Paulo II, que possibilita a estrutura necessária para que os alunos possam participar do projeto de karatê, que trabalha não só com a parte física, mas ajuda na formação do cidadão, trabalhando questões como o respeito, a cidadania e a questão social.

O diretor do Colégio João Paulo, Marcos Freitas, falou que esse projeto desenvolvido pela sansei Janete Berton é muito sério e vem sendo realizado há vários anos, onde os alunos, além de aprender valores, vem conquistando excelentes resultados, não apenas nas competições individuais, mas também nas competições coletivas. “Essa é uma forma de também incentivar o trabalho de forma colaborativa e que é essencial para que eles possam aprender que essa é uma lição, além da competição, mas também de trabalho em equipe”, frisa.

O diretor ressaltou que o campeonato foi um grande sucesso e que alguns alunos estão querendo participar do campeonato brasileiro, que acontecerá em Mato Grosso e também do campeonato mundial, que será realizado em Curitiba. “Essa é uma possibilidade de entrar em contato com karatecas do mundo todo e vamos sempre apoiar esse trabalho. Ficamos contentes com os resultados alcançados”, disse.

Os premiados e as respectivas medalhas foram os seguintes:

- Leonardo de Lacerda Loures - Ouro - Kata individual

- João Pedro Grocholski de Oliveira – Prata - Kata individual e equipe

- Camilla Lissa Hasegawa – Ouro – kumite individual e kata equipe

- Bruna Rafaelle Sacon – Ouro – kata indivudual e equipe

- Brenda Gabrielle Sacon – prata no kata individual e bronze kata equipe

- Rafael Takemoto – prata kata em equipe e bronze kata individual

- Lucas Gabriel Silveira da Costa – bronze kata individual

- Maria Clara – ouro - kata individual

- Gustavo Martinho Castro – ouro - kata individual

- Thaís Binde Moreno – bronze – kumite individual e kata equipe

- João Rafael – bronze - kata individual

- Luis Fernando – bronze – modalidade kihon IPPON

_ Debora Raiane de Oliveira – prata – modalidade kihon Ippon

- Diogo do Nascimento Borges – bronze – kumite

Alunos do Colégio João Paulo Ii e atletas de Pitanga posam com o diretor Marcos Freitas e a sansei Janete Berton

Alunos do Colégio João Paulo Ii e atletas de Pitanga posam com o diretor Marcos Freitas e a sansei Janete Berton

Comentários