Cândido de Abreu comemora centenário da evangelização católica no município

Grupo Wisla mostra cultura polonesa durante centenário de evangelização em Cândido de Abreu. Por: Foto Iris – Cândido de Abreu

Grupo Wisla mostra cultura polonesa durante centenário de evangelização em Cândido de Abreu

Fonte: Foto Iris – Cândido de Abreu

A Paróquia Senhor Bom Jesus de Cândido de Abreu realizou, nesse mês, uma série de atividades em comemoração ao centenário de evangelização católica no município. As ações tiveram à frente uma equipe de coordenação, comandada pelo padre Zdzislaw Nabialczyk e pela escritora Leocádia Scawzuk Furman.

No domingo, dia 4 de agosto, as atividades tiveram início com a missa celebrada na paróquia local e, na sequência, um almoço festivo. No sábado, dia 10 de agosto, ocorreu a apresentação do Grupo Folclórico Wisla e, no domingo, dia 11 de agosto, a missa de encerramento com a participação do grupo de folclore polonês.

A escritora Leocádia Furman realizou um levantamento histórico sobre o processo de evangelização no município e descobriu que o primeiro padre a chegar às terras de Cândido de Abreu, a partir do ano 1919, foi o polonês Ludovico Bronny, que nasceu no ano de 1877 e veio para o Brasil em 1908. Ele ia a cavalo de Prudentópolis até a comunidade de Ivaí Calmon e depois passava pelas comunidades de Hervalzinho (atualmente Jaciaba), Tereza Cristina e Imbuia. Sob sua direção, foi construída a igreja de São Vicente de Paula em Curitiba e, a partir daí, houve a denominação de padres vicentinos.

Ludovico Bronny teve um importante papel na evangelização no Brasil, passando por diversos estados junto com os padres Estanislau Piasecki, Jan Palka e Jan Piton, onde estabeleceram um maior contato com as necessidades dos imigrantes poloneses e seus descendentes.

Cerca de 30 padres, 9 papas, 6 bispos e 53 capelas fundadas fizeram parte da vida centenária de evangelização na região de Cândido de Abreu. Nos primeiros 45 anos de existência, a então capela Senhor Bom Jesus foi assistida pela Paróquia de Ivaí Calmon e, em 8 de dezembro de 1964, houve a vigência da paróquia, que teve como primeiro padre Mathias Podsiadlo.

A capela Senhor Bom Jesus foi construída na sede do município em 1927, quando ainda o local era uma Colônia Federal, que pertencia a Reserva.

A história de evangelização em Cândido de Abreu também contempla a fundação de 40 capelas, nas mais diversas localidades.

Grupo Folclórico Wisla

Como parte das comemorações do centenário de evangelização, o Grupo Folclórico Wilsa foi fundado em 1928, por Tadeu Morozowicz, que veio para o Brasil dois anos antes, já com a intenção de formar um grupo teatral que remontasse elementos da cultura polonesa. Durante os 91 anos de existência desse grupo, eles conquistaram vários prêmios, sendo que um dos maiores foi a Comenda Oskar Kolberg, sendo considerado o mais autêntico grupo folclórico polonês no estrangeiro.

O grupo se apresentou em Cândido de Abreu, no dia 10 de agosto, no salão paroquial da igreja Senhor Bom Jesus, sendo um espetáculo indescritível em beleza e talento, mostrando uma grande variedade de ritmos das músicas e da cultura polonesa. “Ficamos lisonjeados com as referências feitas pelo jovem Lorival Araújo Filho, coordenador do grupo, que agradeceu a recepção proporcionada ao grupo e do diácono Felipe, que classificou como espetacular a apresentação do Wisla”, cita a escritora Leocádia Furman.

Já no domingo, dia 11 de agosto, os figurantes do grupo Wisla participaram da missa dominical, onde estiveram vestidos com trajes poloneses e participaram do momento de oração na paróquia.

Grupo de 91 anos de existência já recebeu vários prêmios

Padre Zdzislaw Nabialczyk e Leocádia Furman

Coordenadores da paróquia participam dos festejos do centenário

Missa celebra centenário da Paróquia Senhor Bom Jesus

Diácono Felipe, Pe. Albino Dziadzio e Pe. Zdzilaw Nabialczyk

Padre Zdzislaw Nabialczyk recepciona grupo folclórico

Bolo do centenário é distribuído na Paróquia Senhor Bom Jesus

NOSSA EVANGELIZAÇÃO

Quando os missionários aqui chegaram,

Na certeza do Evangelho anunciar,

Nem por um momento eles imaginaram,

Que 100 anos iriam passar!

E os fatos porém, foram ocorrendo,

Na História de nossa evangelização.

Por caminhos árduos foram tecendo,

Para levar ao povo, a força da oração!

Tão logo que ficara fundado.

O Núcleo Colonial Cândido de Abreu,

Isto na data de 04/janeiro de 1919,

Comemora esta Paróquia, o seu jubileu!

Pois que, foi naquele ano tão distante,

Que veio até nós o 1º missionário.

Por caminhos apenas direcionados,

Oferecendo apenas seu rumo diário.

De início apenas as comunidades,

Abrindo as portas de suas moradias.

Tão logo se definiam as unidades,

Capelas surgiam em suas vias.

Hoje definidos os anos de fundação,

Cada Capela celebrando agora,

Com a constante celebração,

Presente está o Pároco, sem demora.

São 40 Capelas com atendimento,

Em cada mês pra serem visitadas.

Planejar com êxito esse movimento,

Em cada uma delas, a Hóstia Consagrada!

A todas elas hoje agradecemos,

Por terem o ano de sua fundação,

Por isso agora podemos comemorar

O Centenário da Evangelização!

Leocadia – 01/Junho 2019.

Comentários