Rotary Ivaiporã Integração promove campanha de combate à hepatite

Celso Celestino Silva destaca campanha de prevenção à hepatite

Celso Celestino Silva destaca campanha de prevenção à hepatite

O Rotary Club Ivaiporã Integração realiza no sábado, dia 3 de agosto, a partir das 8h00, na Praça Manoel Teodoro da Rocha, uma campanha de combate e prevenção à hepatite. Durante a ação, serão realizados 300 testes rápidos para detecção da doença, além da aferição da pressão arterial e orientação para as pessoas que passarem pelo local. O presidente do clube de serviço, Celso Celestino da Silva, ressalta que essa é uma campanha mundial, realizada especialmente na América Latina e na África, e que em pelo menos um clube de cada cidade, onde existe o Rotary, está se empenhando.

Ele explica que o teste tem como objetivo indicar se a pessoa já teve contato com o vírus da hepatite. Essa é uma doença que não manifesta sintomas, a não ser em casos avançados.

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vários fatores, entre eles o vírus. Muitas pessoas são portadores do vírus do tipo B e C e não sabem, já que ela se manifesta apenas em estágio avançado, quando os danos podem ser irreversíveis, como cirrose ou mesmo câncer de fígado, que pode ocasionar a morte do paciente.

O teste pode ser aplicado em pessoas acima de 18 anos e será gratuito. “Não vamos indicar nenhum tipo de tratamento, apenas detectando que a pessoa teve contato com o vírus da doença, vamos orientar para que ela procure atendimento médico e inicie o tratamento adequado”, ressalta Celso Silva.

A ação contará com o apoio da Fatec, que cederá os alunos do curso de Enfermagem, e da Secretaria Municipal de Saúde, que cederá a estrutura para a realização da ação, assim como da Prefeitura de Ivaiporã, que cedeu o espaço do coreto, na Praça Manoel Teodoro da Rocha, para a realização do evento.

Comentários