Ivaiporã inaugura agroindústria de café

Ilson Gagliano e Miguel Amaral posam ao lado da família Ravar

Ilson Gagliano e Miguel Amaral posam ao lado da família Ravar

Buscando produzir um café com qualidade e agregar valor ao produto, a família Ravar, da comunidade de Santa Luzia, distrito de Jacutinga, em Ivaiporã, inaugurou, na semana passada, uma pequena agroindústria, que teve o apoio da Emater, Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) e Prefeitura de Ivaiporã. O objetivo é processar o café que é produzido no sítio, conservando a qualidade da produção, e agregar valor ao produto, com a venda diretamente para os mercados e o consumidor final.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral; da chefe da regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Maria Holzmann; do secretário de agricultura de Ivaiporã, Adir Salla; da secretária municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios, Rosana Pagé; do vice-prefeito Ilson Donizete Gagliano, além de outros secretários e lideranças regionais.

O médico veterinário da Emater, Carlos Alberto dos Santos, acompanhou o processo de implantação da agroindústria e comentou que a família tem trabalhado a questão da qualidade do café e, com o apoio da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura, foi desafiada a processar o café no próprio sítio. “Explicamos todos os trâmites e investimentos necessários e a família seguiu as normas da legislação, comprou os equipamentos e o café está sendo um sucesso, conseguindo agregar um valor enorme ao café que é produzido no sítio e, com isso, os dois filhos do senhor Arcindo Ravar têm condições de permanecer na propriedade”, disse o médico veterinário. Um fator importante que tem ajudado na comercialização deste café é que ele ficou em quinto lugar no concurso estadual Café Qualidade Paraná, o que tem sido uma excelente propaganda. “Essa estratégia de agregar valor ao produto, por meio da agroindústria, é muito importante, pois dá visibilidade ao pequeno empreendedor e o município apoia, com o serviço de inspeção municipal e pode, inclusive, viabilizar os produtos de origem animal”, cita Carlos Alberto.

O secretário municipal de Agricultura, Adir Salla, comenta que essa é a terceira agroindústria inaugurada recentemente em Ivaiporã, sendo que as outras duas fabricam iogurte e queijo. Ele destaca que a produção inicial do Café Ravar será pequena, em torno de 100 quilos por semana, já que a família priorizará a produção própria do café. No entanto, existe a possibilidade que eles processem também o café dos vizinhos, que também produzem um café de qualidade.

Salla ele explica que uma das primeiras iniciativas quando assumiu a pasta da Agricultura foi criar o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e dar o apoio à criação das agroindústrias, que além de agregar valor à produção, também é uma forma de segurar o jovem no campo. “O produtor interessado pode nos procurar e daremos todas as orientações para que ele consiga agregar valor aos produtos”, disse.

Para o produtor Arcindo Ravar, a inauguração da agroindústria é a realização de um sonho, que era processar o café na propriedade, que, entre outras coisas, garante a qualidade do café produzido no sítio e que possibilita que eles sejam remunerados pelo trabalho para ter um produto com essa qualidade. Ele destaca o apoio que a família recebeu da Emater e da Prefeitura de Ivaiporã. “Queremos dar seguimento a esse trabalho e continuar produzindo café com qualidade, pois queremos que o consumidor tenha um produto bom desse em sua mesa”, disse o agricultor Arcindo Ravar.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, avalia que a inauguração da agroindústria Ravar é um marco na região e que demonstra que os agricultores estão se mobilizando para industrializar seu produto, entregando diretamente ao consumidor final e agregando valor à produção. “Quero parabenizar a família Ravar pela iniciativa, já que o distrito de Jacutinga tem o melhor café do Paraná, e a importância disso é muito grande para Ivaiporã e toda a região”, cita o prefeito de Ivaiporã.

Autoridades posam para foto ao lado das instalações do Café Ravar

Autoridades posam para foto ao lado das instalações do Café Ravar

Comentários