Acadêmicas do curso de Pedagogia têm artigo científico publicado

Acadêmicas de pedagogia têm artigo publicado em revista da Universidade Federal do Piauí. Por: Divulgação

Acadêmicas de pedagogia têm artigo publicado em revista da Universidade Federal do Piauí

Fonte: Divulgação

O reconhecimento acadêmico do setor de Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE) novamente se confirmou, haja vista a publicação de mais um artigo científico. Os estudos realizados pelas alunas Suéllen Mattei Praczum, Pâmella Fernanda Romano e Thawana Proença Yamashita, do curso de Pedagogia, foi aceito e publicado na atual edição da Revista Equador (ISSN 2317-3491), que é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí.

A pesquisa intitulada “O Ensino da Geografia na perspectiva dos seus conceitos fundamentais: Espaço, Lugar, Território, Região e Paisagem” foi desenvolvida junto à disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia e História, ao longo do primeiro semestre de 2019, sendo que a proposta discussional traz à tona a importância que a contextualização dos conceitos geográficos possui no ensino desde os primeiros anos de estudo da criança e evidencia o papel do professor neste desafio, um esforço que mostra a importância que essa questão exerce na formação de cidadãos críticos e cientes do seu papel na sociedade. Esse ensaio está publicado no volume 08, número 01 de 2019 da Revista Equador (UFPI), podendo ser acessado pelo endereço eletrônico: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/equador/article/view/8675/5329.

Para o coordenador do curso de pedagogia, professor Denikid Albino, a conquista representa a materialidade da pesquisa e extensão acadêmica, um esforço que complementa as atividades de ensino.

A pesquisa científica tem por objetivo contribuir com a evolução dos saberes humanos em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada por meio de rigorosos critérios de processamento das informações. Já a extensão acadêmica se apresenta como uma ação junto à comunidade, e por isso é tão fundamental, sendo responsável pela disponibilização do conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos no âmbito universitário ao público externo. “Portanto, esse é o propósito que a equipe Univale tem se pautado, uma formação completa que capacite os seus egressos para os diversos contextos profissionais”, finaliza o coordenador.

Comentários